Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 06/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Polícia Civil desmantela quadrilha que prometia antenas de internet via satélite gratuitas

Estelionatários prometiam antenas de internet via satélite gratuitas, supostamente doadas pela empresa de Elon Musk, exigindo apenas o pagamento do frete. A entrega nunca acontecia

Polícia Civil / Divulgação
Polícia Civil desmantela quadrilha que prometia antenas de internet via satélite gratuitas Polícia Civil desmantela quadrilha que prometia antenas de internet via satélite gratuitas
Publicidade

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul desarticulou uma quadrilha que aplicava golpes durante a enchente que atingiu o estado. Estelionatários disseminaram anúncios falsos, prometendo antenas de internet via satélite gratuitas, supostamente doadas pela Starlink, empresa de Elon Musk, exigindo apenas o pagamento do frete, que nunca resultava na entrega.

Na manhã de quarta-feira (3/07), a polícia cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em São Paulo e Minas Gerais. Foram presos três homens, donos de empresas de fachada usadas para operar o golpe.

O esquema funcionava por meio de páginas falsas que imitavam o site da Starlink, onde os criminosos ofereciam antenas gratuitas mediante o pagamento de frete via Pix. Os valores pagos eram redirecionados para contas das empresas dos golpistas, simulando uma venda legítima.

O delegado João Vitor Heredia explicou que a fraude aproveitou a chegada real de antenas ao estado, doadas para as forças de segurança. Após identificar a fraude, a polícia removeu as páginas falsas e bloqueou contas dos suspeitos.

Essa operação integra a Força-Tarefa Cyber, que combate golpes e fake news relacionados à tragédia climática no Rio Grande do Sul. Até agora, a força-tarefa resultou em 10 prisões preventivas.

Detalhes da Operação

  • Mandados: Três de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão em São Paulo e Minas Gerais.
  • Presos: Três homens, de 22, 24 e 20 anos, respectivamente.
  • Localidades: São Bernardo do Campo (SP), Lagoa da Prata (MG) e Diamantina (MG).
  • Modus Operandi: Criação de páginas falsas, cobrança de frete via Pix, redirecionamento de valores para empresas de fachada.

Contexto do Golpe

Durante a enchente de maio, mil antenas de internet via satélite chegaram ao Rio Grande do Sul para restabelecer a comunicação de serviços básicos. Os criminosos aproveitaram essa situação para aplicar o golpe, anunciando antenas supostamente doadas pela Starlink, cobrando pelo frete que nunca resultava na entrega.

O delegado Heredia detalhou que as empresas envolvidas no golpe eram constituídas para práticas ilícitas. Após a identificação do golpe, a polícia trabalhou para remover as páginas e bloquear contas, além de investigar os suspeitos.

Força-Tarefa Cyber

A operação faz parte da Força-Tarefa Cyber, criada para combater golpes e fake news durante a tragédia climática no Rio Grande do Sul. A força-tarefa já resultou em 10 prisões preventivas em operações anteriores, que miraram outros tipos de trapaças, incluindo falsas campanhas de arrecadação.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.