Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 03/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Saiba como será o clima no mês de julho no RS

Julho é tradicionalmente o mês mais frio do inverno no Centro-Sul do Brasil e, neste ano, não haverá influência de El Niño ou La Niña

Banco de Imagens
Saiba como será o clima no mês de julho no RS Saiba como será o clima no mês de julho no RS
Publicidade

Como o segundo mês do inverno climático, julho é conhecido por registrar ondas de frio significativas. Historicamente, o mês tem registrado grandes ondas de frio, como em 2000, quando quase todo o Sul do Brasil ficou abaixo de zero, a nevada de 2013 em Santa Catarina e no Paraná, e a nevada que branqueou a Serra Gaúcha em 2021.

No Rio Grande do Sul, julho é tipicamente um mês chuvoso, contrastando com a estação seca no Centro do Brasil, que favorece a umidade no estado gaúcho. Em Porto Alegre, a temperatura mínima média histórica de julho é de 10,4°C, e a máxima média é de 19,7°C, tornando-o o mês mais frio do ano na capital gaúcha.

De acordo com a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, o Pacífico Equatorial Central está em uma faixa de neutralidade com uma anomalia de temperatura da superfície do mar de +0,3ºC. A tendência é que essa anomalia decline ao longo de julho, mantendo o clima sob um quadro de neutralidade.

CHUVA EM JULHO

Modelos de previsão climática indicam que a chuva estará entre perto e abaixo da média em quase todo o Centro-Oeste e a maior parte do Sudeste do Brasil. Na maior parte do Sul do Brasil, julho não será muito chuvoso. No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que a chuva fique perto ou abaixo da média na maior parte do estado, com possíveis desvios acima da média em algumas áreas localizadas.

TEMPERATURA EM JULHO

A MetSul Meteorologia antecipa que julho terá temperaturas acima da média em quase todo o Centro-Sul do Brasil. No Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os primeiros dias de julho serão particularmente gelados, com mínimas muito baixas e ampla formação de geada.

A primeira quinzena de julho será marcada por noites de temperatura baixa e alguns dias de frio intenso no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Na segunda metade do mês, espera-se uma maior alternância de dias de temperatura baixa e mais elevada, com possibilidade de um centro de baixa pressão favorecer um evento de frio. Essa alternância de ar quente e frio pode agravar o risco de temporais.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.