Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 06/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Saiba como será o clima no mês de julho no RS

Julho é tradicionalmente o mês mais frio do inverno no Centro-Sul do Brasil e, neste ano, não haverá influência de El Niño ou La Niña

Banco de Imagens
Saiba como será o clima no mês de julho no RS Saiba como será o clima no mês de julho no RS
Publicidade

Como o segundo mês do inverno climático, julho é conhecido por registrar ondas de frio significativas. Historicamente, o mês tem registrado grandes ondas de frio, como em 2000, quando quase todo o Sul do Brasil ficou abaixo de zero, a nevada de 2013 em Santa Catarina e no Paraná, e a nevada que branqueou a Serra Gaúcha em 2021.

No Rio Grande do Sul, julho é tipicamente um mês chuvoso, contrastando com a estação seca no Centro do Brasil, que favorece a umidade no estado gaúcho. Em Porto Alegre, a temperatura mínima média histórica de julho é de 10,4°C, e a máxima média é de 19,7°C, tornando-o o mês mais frio do ano na capital gaúcha.

De acordo com a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, o Pacífico Equatorial Central está em uma faixa de neutralidade com uma anomalia de temperatura da superfície do mar de +0,3ºC. A tendência é que essa anomalia decline ao longo de julho, mantendo o clima sob um quadro de neutralidade.

CHUVA EM JULHO

Modelos de previsão climática indicam que a chuva estará entre perto e abaixo da média em quase todo o Centro-Oeste e a maior parte do Sudeste do Brasil. Na maior parte do Sul do Brasil, julho não será muito chuvoso. No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que a chuva fique perto ou abaixo da média na maior parte do estado, com possíveis desvios acima da média em algumas áreas localizadas.

TEMPERATURA EM JULHO

A MetSul Meteorologia antecipa que julho terá temperaturas acima da média em quase todo o Centro-Sul do Brasil. No Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os primeiros dias de julho serão particularmente gelados, com mínimas muito baixas e ampla formação de geada.

A primeira quinzena de julho será marcada por noites de temperatura baixa e alguns dias de frio intenso no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Na segunda metade do mês, espera-se uma maior alternância de dias de temperatura baixa e mais elevada, com possibilidade de um centro de baixa pressão favorecer um evento de frio. Essa alternância de ar quente e frio pode agravar o risco de temporais.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.