Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 03/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Massa de ar polar mantém frio intenso sobre o RS no começo da semana

Massa de ar polar mantém sol, mas com temperatura baixa

Reprodução
Massa de ar polar mantém frio intenso sobre o RS no começo da semana Massa de ar polar mantém sol, mas com temperatura baixa
Publicidade

A onda de ar polar que avançou sobre o Rio Grande do Sul deverá manter o clima gelado no começo da semana, com possibilidade de novas temperaturas negativas e geada nesta segunda-feira (1º/07). O frio congelante vem confirmando as previsões feitas tanto para a Capital quanto para o Interior. São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, atingiu a marca mais baixa em 12 anos, com mínima de -4,1°C também no domingo. A expectativa é de que o cenário glacial prossiga pelos próximos dias.

A queda brusca nos termômetros, após um período de instabilidade que provocou chuva em diferentes regiões, se deve à chegada de uma intensa massa de ar polar. Essa massa mantém o ar seco e gelado nesta segunda-feira e traz geada em todas as regiões gaúchas, com exceção da faixa de praia. O frio trouxe temperaturas negativas em diferentes áreas, mas especialmente na Serra e no Planalto.

A forte massa de ar frio de origem polar que avançou sobre o sul do Brasil causou o frio extremo na madrugada e no amanhecer de domingo, e ainda atua com força sobre a Região Sul nesta segunda. Porém, no decorrer do dia, o centro dessa massa, que é a região de frio mais intenso, segue para o oceano. Isso vai permitir a diminuição do frio a partir da terça-feira.

Na terça (2/07), o Rio Grande do Sul deve continuar sob céu azul, enquanto a temperatura tende a subir. Ainda haverá condições para geada, ao amanhecer, nas regiões da Campanha e da Serra. Na quarta-feira (3/07), uma nova frente fria passa pela costa gaúcha, mas com fraca intensidade. Ainda assim, a expectativa é de que a nebulosidade aumente sobre todo o Estado, com possibilidade de chuva de intensidade fraca a moderada no Litoral Norte, na Grande Porto Alegre e na Serra. O aumento da nebulosidade virá associado a um aumento das temperaturas, mas ainda vai fazer frio.

Para quinta-feira (4/07), a previsão é de que novas áreas de instabilidade se formem sobre o Rio Grande do Sul devido à aproximação de outra frente fria. As temperaturas já não ficam tão baixas como no começo da semana, mas haverá formação de muitas nuvens e de condições para chuva a qualquer hora na maior parte das regiões. Não há, porém, expectativa de chuva intensa.

As áreas de instabilidade se intensificam durante a sexta-feira (5/07) e deixam todo o território gaúcho nublado e com condições para chuva. Não há expectativa de temporal, segundo a Climatempo, mas pode cair chuva moderada. Deve chegar mais ar gelado de origem polar, evitando que as temperaturas subam.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.