Presos seis condenados pela morte do adolescente Ronei Faleiro Jr. em Charqueadas
Mandados de prisão definitiva foram cumpridos pela Polícia Civil nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (24/04) a Polícia Civil de Charqueadas, na Região Carbonífera, cumpriu os mandados de prisão definitiva de seis dos oito condenados pelo assassinato do adolescente Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior, com 17 anos à época do crime, ocorrido em 1º de agosto de 2015, espancado na saída de uma festa no Clube Tiradentes.
Segundo o delegado Marco Schalmes, responsável pela operação denominada “JR” em alusão ao nome da vítima, Alisson Barbosa Cavalheiro, Jhonata Paulino da Silva Hammes e Volnei Pereira de Araújo estavam em liberdade e os mandados de prisão foram cumpridos em endereços na cidade de Charqueadas. Já os mandados de prisão de Leonardo Macedo Cunha, Matheus Simão Alves e Vinicius Adonai Carvalho da Silva foram cumpridos em estabelecimentos do sistema prisional, uma vez que os três já estavam presos preventivamente pela prática de crime de tráfico de drogas.
— Foi um crime bárbaro, que impressionou a comunidade na época pela violência praticada por jovens. Agora, com a prisão para cumprimento das sentenças transitadas em julgado, a Justiça finalmente fica estabelecida — comentou o delegado.
As condenações são em regime fechado, a 26 anos para todos os réus, exceto para Vinícius, que foi condenado a 37 anos de prisão. Os presos foram condenados pelo Tribunal do Júri em três sessões de julgamento, ocorridas em 22 de junho, 4 de julho e 11 de julho de 2022, no Fórum da Comarca de Charqueadas, quando todos receberam penas entre 35 e 41 anos de prisão. No entanto, essas penas foram reduzidas para 26 anos porque no julgamento dos recursos o Tribunal de Justiça do RS considerou prescritos os crimes de tentativa de homicídio cometidos contra o pai e dois amigos de Ronei Jr., já que na época dos fatos todos tinham menos de 21 anos e, nesse caso, o prazo de prescrição cai pela metade.
Os outros condenados pelo Tribunal do Júri são Peterson Patric Silveira Oliveira, que ainda aguarda julgamento de recurso, e Geovani Silva de Souza, que tem mandado de prisão definitiva já expedido, mas está foragido. Já Cristian Silveira Sampaio, que também havia sido condenado pelo Tribunal do Júri, acabou absolvido no TJRS.
O crime
O crime aconteceu na madrugada de 1°/08/15, na saída de uma festa organizada pela turma de Ronei Jr para angariar recursos para a formatura no final do ano. O jovem, o pai dele e o casal de amigos foram cercados por um grupo e agredidos com socos, pontapés e garrafadas. Jr, que tinha 17 anos na época, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O motivo seria uma rixa com um amigo de Ronei morador da cidade de São Jerônimo.
Câmeras de monitoramento da cidade gravaram a sequência de violência. As imagens contribuíram para identificação dos participantes do crime. Mensagens de WhatsApp, trocadas entre os agressores, nas quais se vangloriavam pelo feito, também foram utilizadas como provas para as condenações.
Participação de menores
O ataque a Ronei Jr., seu pai e amigos também teve a participação de menores. O Ministério Público do RS apontou sete na acusação: a quatro deles foi aplicada, em 18 de setembro de 2015, medida socioeducativa de internação por três anos, prazo máximo estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os outros três foram absolvidos.
Há um décimo acusado de envolvimento nos crimes e que foi denunciado depois dos demais e seu caso é apurado em outro processo. Ele já foi pronunciado e deve ir a júri, ainda sem data marcada.
Clique nos links abaixo e confira como foram os julgamentos dos condenados presos:
* Alisson Barbosa Cavalheiro
* Jhonata Paulino da Silva Hammes
* Leonardo Macedo Cunha
* Matheus Simão Alves
* Vinicius Adonai Carvalho da Silva
* Volnei Pereira de Araújo
É proibida a reprodução deste conteúdo em qualquer meio. Compartilhe o link.
> Clique aqui e receba notícias pelo WHATSAPP
> Clique aqui e siga o Canal no WHATSAPP
> Cliquei aqui e siga nossa página no FACEBOOK
> Clique aqui e siga nossa página no INSTAGRAM
COMENTÁRIOS