Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,25/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Sindicato alerta para risco de motim na PEC 2, em Charqueadas

Falta de tomadas estaria causando insurgência de detentos na Penitenciária Estadual de Charqueadas, segundo presidente do Sindppen

Maurício Tonetto / Secom
Sindicato alerta para risco de motim na PEC 2, em Charqueadas Sindicato alerta para risco de motim na PEC 2, em Charqueadas
Publicidade

A falta de tomadas nas celas estaria gerando revolta entre os detentos da recém-inaugurada Penitenciária Estadual de Charqueadas 2 (Pec 2). O presidente do Sindicato da Polícia Penal do RS (Sindppen-RS), Saulo Felipe Basso dos Santos, afirma que a possibilidade de insurgências levou ao reforço da segurança no estabelecimento, mas a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) nega que a medida tenha sido adotada com esse propósito. As informações são do Correio do Povo.
A retirada das tomadas tem o objetivo de impedir que os detentos utilizem celulares. A medida, aliada a telas nos pátios, também dificulta a entrega de ilícitos via drones. Também fica impossibilitado o uso de televisão e outros eletrodomésticos nos compartimentos.
Essa medida não teria sido bem recebida pelos apenados, parte deles vinda da Cadeia Pública de Porto Alegre, o antigo Presídio Central.
O presidente do Sindippen-RS alerta que a proximidade das festas de fim de ano geralmente altera o comportamento dos detentos e aumenta o risco de motins. No entanto, ele afirma que os presos devem se acalmar na medida em que forem recebendo a visita de familiares.
Um policial penal de Charqueadas ouvido pelo Correio do Povo e que pediu para não ser identificado, descreve os presos como 'indignados' e confirma que a ausência de tomadas seria o motivo. Ele também relata que a nova penitenciária sofreu com falta de gás, sendo necessário o envio de alimentos de outros presídios do complexo penitenciário da Região Carbonífera. "Equipes do Grupo de Ações Especiais (Gaes) e Grupo de Intervenção Rápida (Gir) estão de prontidão há dias", disse o agente sobre o reforço da segurança.
A Susepe negou a insurgência dos detentos e afirmou que a Pec 2 está 'sob controle'. A entidade também destacou que a atuação dos grupos especiais é um processo natural nas unidades, que ocorre como garantia para que 'tudo esteja dentro da normalidade'. Não foi informado o número de apenados e nem de policiais penais que estão no estabelecimento recém-inaugurado.

É proibida a reprodução deste conteúdo em qualquer meio. Compartilhe o link.

> Clique aqui e receba notícias pelos Avisos do WHATSAPP
> Clique aqui e siga o Canal no WHATSAPP
> Clique aqui e receba notícias pelo TELEGRAM
> Cliquei aqui e siga nossa página no FACEBOOK
> Clique aqui e siga nossa página no INSTAGRAM
> Clique aqui e siga nossa página no THREADS

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.