Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 07/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados

Federação Varejista do Rio Grande do Sul recebe decisão com alívio

Tania Rêgo / Agência Brasil
Governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados Governo revoga portaria sobre trabalho do comércio nos feriados
Publicidade

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessidade de acordo coletivo como requisito para permitir o trabalho no comércio aos feriados. Segundo o ministro Luiz Marinho, uma nova portaria com o mesmo conteúdo será publicada nos próximos dias, mas com validade a partir de março de 2024.
Até lá, um grupo de trabalho tripartite, formado por representantes do governo, dos empregadores e dos empregados, irá debater a medida para construir um acordo nacional sobre o tema. Após esse debate, se for necessário, poderá haver mudanças na portaria do governo.
O ministro explicou que a portaria publicada recentemente apenas revogou outra portaria de 2021, do governo anterior, que concedeu autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados em vários setores do comércio. Segundo Marinho, essa medida contrariava a lei 10.101, de 2000, que permite o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal.
— A portaria de 2021 deu entendimento que os feriados não precisariam de negociação, e que o patrão poderia, na véspera do feriado, a qualquer hora, falar para o trabalhador: amanhã você vem trabalhar — disse o ministro.
Segundo ele, o espírito da nova portaria do governo é valorizar as negociações coletivas e estabelecer que o funcionamento aos feriados precisa ser negociado.
Nesta terça-feira (21/11), a Câmara dos Deputados aprovou a tramitação em regime de urgência de um projeto de decreto legislativo que cancela a portaria do Ministério do Trabalho. Segundo Marinho, revogação da portaria pelo Ministério do Trabalho não foi influenciada pela decisão dos parlamentares.
— Nossa ação é por conta da reclamação do setor, que é natural e legítima — diz.

Federação Varejista do Rio Grande do Sul recebe decisão com alívio

A noite de quarta-feira (22/11) a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, em atuação conjunta com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), demonstrou alívio diante da decisão do Governo Federal de revogar a Portaria 3.665/23.
“A atuação proativa das entidades foi imediata, desde a publicação de notas de repúdio até a mobilização da FCS – Frente Parlamentar do Comércio e Serviços. Esta última, efetiva na aprovação do regime de urgência para Projetos de Decreto Legislativo, que sustaram a portaria governamental”, diz nota da Federação.
O presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, destaca a importância dessa união em prol do fortalecimento do comércio como gerador de renda e emprego no país.
— Estamos aliviados com essa medida. As entidades precisam permanecer unidas para garantir que o comércio continue contribuindo para o desenvolvimento econômico, sem ser penalizado por legislações que vão contra esse objetivo — ressalta Pioner.

É proibida a reprodução deste conteúdo em qualquer meio. Compartilhe o link.

> Clique aqui e receba notícias pelos Avisos do WHATSAPP
> Clique aqui e siga o Canal no WHATSAPP
> Clique aqui e receba notícias pelo TELEGRAM
> Cliquei aqui e siga nossa página no FACEBOOK
> Clique aqui e siga nossa página no INSTAGRAM
> Clique aqui e siga nossa página no THREADS

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.