Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 23/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Setembro Amarelo: alerta para saúde mental de crianças e adolescentes

Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul destaca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e a importância da conscientização sobre saúde mental em crianças e adolescentes

Divulgação
Setembro Amarelo: alerta para saúde mental de crianças e adolescentes Setembro Amarelo: alerta para saúde mental de crianças e adolescentes
Publicidade

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o suicídio na infância e adolescência é uma preocupação crescente no Brasil. Estatísticas revelam que, entre os anos de 2011 e 2020, houve um aumento de 95% no número de suicídios entre crianças e adolescentes, representando um grave problema de saúde pública.
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) junta-se à iniciativa global do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que ocorre no dia 10 de setembro, para enfatizar a necessidade de conscientização sobre saúde mental em crianças e adolescentes. O médico pediatra, psiquiatra infantil e psicanalista, Victor Mardini, destaca o papel dos profissionais da saúde, especialmente médicos pediatras, na prevenção do suicídio nessa faixa etária.
— Antes da pandemia, já observávamos um aumento nos transtornos depressivos e ansiosos na faixa pediátrica. O suicídio, segundo a OMS, figura como a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Com a pandemia, esses problemas se agravaram. É vital ressaltar o papel central do Pediatra na detecção e prevenção dos transtornos mentais desde a gestação até o desenvolvimento da criança e do adolescente. A relação próxima com a família possibilita a identificação de fragilidades e riscos. As doenças mentais, como em outras fases da vida, resultam da interação entre vulnerabilidade biológica e fatores ambientais. Um vínculo forte permite a identificação desses riscos e a orientação adequada, contribuindo para a saúde mental dos pacientes jovens — salienta.
A saúde mental é um fator fundamental para o bem-estar das crianças e adolescentes, e fatores de risco relacionados podem aumentar sua vulnerabilidade ao suicídio. Victor Mardini esclarece quais são e como os profissionais médicos podem identificá-los precocemente, fornecendo uma base sólida para a prevenção.
— O Pediatra, ao dar o exemplo, conversando diretamente com a criança e adolescente sobre seus pensamentos mais dolorosos, mostrará para a família que o assunto pode ser abordado sem medos, auxiliando a criança e o adolescente a ter um canal de expressão do seu desespero e sua angustia, aliviando sua dor emocional, sentindo-se acolhido e facilitando o encaminhamento do tratamento. A criança e o adolescente vão sentir-se mais confiante de que poderão falar sobre seus sentimentos e sofrimentos com sua própria família. Esta abordagem permitirá mais facilmente o encaminhamento da família para uma consulta psicológica/psiquiátrica. Em casos de evolução mais arrastada ou sintomas de maior intensidade, com sintomas ansiosos e depressivos mais significativos e sofrimento emocional persistente o questionamento aos pais e a própria criança sobre interesses sobre o tema de morte, utilização da internet para buscas destes assuntos, pensamentos de morte em relação a si mesmo, ideias de morrer como solução para o seu sofrimento, a desesperança na vida, a existência de algum plano concreto de como consolidar o suicídio, são fundamentais para alertar os pais e indicar uma necessidade urgente de proteção e auxílio psiquiátrico. Nestas situações o contato e encaminhamento imediato para um colega psiquiatra é fundamental— acrescenta.
Estratégias de triagem e intervenção são essenciais nesse contexto. É crucial que os profissionais da saúde, especialmente médicos pediatras, estejam capacitados para identificar os sinais de risco de suicídio em crianças e adolescentes e possam intervir adequadamente. A conscientização e a educação são fundamentais para promover uma detecção precoce e encaminhar para tratamento especializado.

É proibida a reprodução deste conteúdo em qualquer meio. Compartilhe o link.

Clique aqui e receba notícias pelo WHATSAPP
Clique aqui e receba notícias pelo TELEGRAM
Cliquei aqui e siga nossa página no FACEBOOK
Clique aqui e siga nossa página no INSTAGRAM
> Estamos na nova rede social Threads como @jornalportaldenoticias. Instale o app para acompanhar https://www.threads.net/@jornalportaldenoticias

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.