Equipe do IFSul Charqueadas participa da Shell Eco-Marathon, no Rio de Janeiro
Proposta da competição é promover conscientização, eficiência e sustentabilidade no setor automobilístico
Neste fim de semana, alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) câmpus Charqueadas embarcaram para o Rio de Janeiro, onde disputam a Shell Eco-Marathon 2023 (SEM), uma das maiores competições acadêmicas de eficiência energética, que começa na terça-feira (29/08) e vai ate 1° de setembro.
Estudantes e professores integram a Equipe de Eficiência Energética do IFSul Câmpus Charqueadas (EIFCHAR), equipe criada no câmpus em 2018 e que participou pela primeira vez da Shell Eco-marathon em 2019.
Estarão no Rio de Janeiro para a disputa deste ano alunos dos cursos de Ensino Médio Técnico Integrado de Mecatrônica e Informática e, também, de Engenharia de Controle e Automação.
A proposta da competição é promover conscientização, eficiência e sustentabilidade no setor automobilístico. Jovens de várias nações da América Latina se juntam para construir protótipos automotivos, visando ter o maior nível de eficiência. A vitória fica com quem projetar, construir e dirigir o carro que irá percorrer a maior distância com a menor quantidade de energia.
As equipes passam por uma rigorosa inspeção técnica antes de poderem enfrentar os 10 km de pista. Dentro da competição há três categorias - gasolina, etanol e bateria elétrica - visando uma indústria e mundo mais limpos.
Shell Eco-Marathon Brasil
Anualmente, a Shell Eco-marathon Brasil desafia jovens a pensar, desenhar e construir protótipos de carros ultraeficientes. Com disputas em Etanol, Bateria Elétrica e Gasolina, a competição recebe centenas de estudantes para responder aos desafios do futuro da energia.
Nessa competição, realizada pela Shell desde 2016 no país, ganha o time que projetar, construir e dirigir o carrinho que percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia. Em um espírito de colaboração e trabalho em equipe, dezenas de veículos vão para as pistas em busca de marcas históricas nas categorias Bateria Elétrica e Combustão Interna (Etanol e Gasolina).
A iniciativa é global. Criada em 1939, a Eco-marathon começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguia ir mais longe usando a mesma quantidade de combustível. Hoje, 80 anos depois, a competição se estende por três continentes, com eventos anuais na Ásia, nas Américas e na Europa. Em sua 5ª edição, a versão brasileira reúne, no Rio de Janeiro, centenas de estudantes de diversos estados, do Sul ao Norte do Brasil, além de times de outros países da América Latina. Além do Brasil, a Shell Eco-marathon já passou esse ano pelos Estados Unidos, Holanda, França e irá para China, Indonésia e Índia.
É proibida a reprodução deste conteúdo em qualquer meio. Compartilhe o link.
> Clique aqui e receba notícias pelo WHATSAPP
> Clique aqui e receba notícias pelo TELEGRAM
> Cliquei aqui e siga nossa página no FACEBOOK
> Clique aqui e siga nossa página no INSTAGRAM
> Estamos na nova rede social Threads como @jornalportaldenoticias. Instale o app para acompanhar https://www.threads.net/@jornalportaldenoticias
COMENTÁRIOS