Sindicato denuncia demissões na Gerdau em meio a negociações de layoff
Nesta semana, pelo menos 12 trabalhadores teriam sido desligados, diz dirigente do Sindimetal
Nesta quinta-feira (17/08), dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas (Sindimetal), em vídeo publicado nas redes sociais, denunciaram que a unidade da Gerdau no município iniciou um processo de demissões como forma de pressionar os empregados a aceitarem a proposta de layoff (suspensão de contratos de trabalho) apresentada pela empresa e rejeitada pelos trabalhadores.
— A informação que chegou ao Sindicato é que foram na terça-feira (15/08) demitidos 12 funcionários. Mas não temos oficializado pois a empresa não dá as revisões junto ao Sindicato – diz o sindicalista Márcio Rosa.
Os dirigentes dizem, ainda, que a empresa estaria “criando uma crise” financeira para justificar o layoff e as demissões, mas ao mesmo tempo distribui R$ 1 bilhão entre os acionistas.
— A empresa segue na ideia de redução salarial para os trabalhadores que forem para o layoff e, ao mesmo tempo, quer distribuir R$ 1 bilhão para os acionistas. Uma contradição total — afirma Márcio Rosa.
O Sindicato quer que a empresa retome as negociações do layoff, ou apresente alternativas, mas que suspenda as demissões.
O que diz a Gerdau
A Gerdau enviou nota ao Portal de Notícias com seu posicionamento sobre o layoff:
“A Gerdau confirma que está em negociações, junto ao sindicato local, sobre a realização de um programa de layoff na usina de Charqueadas (RS). O pedido para a definição de uma nova data para realização de assembleia foi solicitado ao sindicato pela Empresa, que aguarda o retorno da entidade. O programa busca preservar os empregos existentes. Essa decisão reflete a necessidade de ajuste da companhia a uma menor demanda por aços especiais nos próximos meses, uma vez que diversas empresas da indústria automotiva brasileira, principal consumidora do produto, estão concedendo férias coletivas a seus funcionários devido à redução do ritmo de vendas no mercado local. A Empresa reforça que o atendimento aos clientes se manterá inalterado.”
É proibida a reprodução deste conteúdo em qualquer meio. Compartilhe o link.
> Clique aqui e receba notícias pelo WHATSAPP
> Clique aqui e receba notícias pelo TELEGRAM
> Cliquei aqui e siga nossa página no FACEBOOK
> Clique aqui e siga nossa página no INSTAGRAM
> Estamos na nova rede social Threads como @jornalportaldenoticias. Instale o app para acompanhar https://www.threads.net/@jornalportaldenoticias
COMENTÁRIOS