Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 06/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

OPINIÃO | Inovação no meio ambiente

Que a Semana Mundial do Meio Ambiente sirva para isso: informar, educar e refletir

UFSM / Divulgação
OPINIÃO | Inovação no meio ambiente Que a Semana Mundial do Meio Ambiente sirva para isso: informar, educar e refletir
Publicidade

Marjorie Kauffmann *

Inovar é, segundo o dicionário, o ato de realizar algo novo ou que nunca havia sido feito antes. É uma forma de fazer que gera novidade ou restauração.

Tendo esse conceito como pano de fundo, o Governo do Rio Grande do Sul vem expandindo o seu modo de fazer em diversas áreas prioritárias, mantendo o foco no bem-estar da população.

No meio ambiente, a inovação ganhou protagonismo com a promoção de um novo olhar sobre os ativos ambientais do Estado, que é tudo o que a natureza oferece e a forma como fazemos uso disso.

Utilizar das riquezas naturais de forma sustentável, aproximar a população da biodiversidade promovendo sensação de pertencimento e valorizar as boas práticas no campo são apenas algumas iniciativas que geram um grande retorno social, ambiental e econômico.

O comando e o controle são necessários, mas planejamento e políticas públicas que reduzam os ilícitos ambientais são ainda mais importantes. Acreditamos que a proteção ambiental deva ser feita de forma antecipada, evitando a degradação.

Por isso, o foco da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura são programas e projetos de incentivo à promoção do meio ambiente, das atividades estruturantes para o ordenamento urbano, do bom funcionamento das instituições envolvidas na preservação do meio ambiente, do extrativismo sustentável, da educação ambiental, do uso adequado dos recursos naturais, e da infraestrutura que promove desenvolvimento e proteção.

Esse olhar renovado sobre o meio ambiente está cada vez mais consolidado dentro do governo estadual. O desafio, agora, é comunicar à população para que esse entendimento seja efetivo.

Que a Semana Mundial do Meio Ambiente sirva para isso: informar, educar e refletir. Que possamos aproveitar o momento para valorizar o que é nosso, dos brasileiros e dos gaúchos. Que o nosso conservadorismo histórico seja, agora, o catalizador para a valorização da nossa maneira sustentável de usufruir deste rico território.

Porque a sustentabilidade nos une.

(*) Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura

>Clique aqui e receba notícias pelo WHATSAPP
>Clique aqui e receba notícias pelo TELEGRAM

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.