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São Jerônimo, RS, 22/09/2024

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Governo Federal vai investir R$ 178,3 milhões na duplicação da BR-290 em 2023

Obras de um dos trechos devem reiniciar assim que for homologado o Orçamento da União e os recursos liberados

Carla Miller Trainini / Banco de Imagens
Governo Federal vai investir R$ 178,3 milhões na duplicação da BR-290 em 2023 Governo Federal vai investir R$ 178,3 milhões na duplicação da BR-290 em 2023
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Marcos Essvein

Depois de anunciar, na semana passada, investimentos de R$ 58 milhões para obras de recuperação de pontos críticos das rodovias federais da região Central do Rio Grande do Sul, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, nesta terça-feira (10/01), que deverá aplicar outros R$ 178,3 milhões na retomada das obras de duplicação do trecho da BR-290 entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, ainda em 2023.
“O Dnit informa que para 2023 está previsto cerca de R$ 178,3 milhões para esse empreendimento. A expectativa da Autarquia é de que as obras do Lote 3 sejam retomadas assim que a LOA 2023 [Lei de Diretrizes Orçamentárias] seja sancionada e os recursos liberados”, diz o Dnit em nota enviada ao Portal de Notícias.
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O Lote 3, com extensão de 27 km, vai do km 172 ao km 199,03 e abrange obras do acesso principal de Butiá; acesso secundário de Butiá, nas vilas Charrua e Julieta; acesso à Copelmi Mineração; acesso a Minas do Leão; retornos operacionais nos km 180,5, km181,7, km185,8, km192,3, km195,8 e km198,3; passarelas nos km 175,7, km 182,3, km 182,7; ponte sobre o Arroio Taquara; e ponte sobre o Arroio Francisquinho.

A duplicação

Dividida em quatro lotes, a duplicação de 115,7 quilômetros da BR-290, entre Pantano Grande e Eldorado do Sul, foi iniciada em 2014, com custo inicial previsto de R$ 583,55 milhões e previsão de conclusão em outubro de 2017. As obras fora paralisadas em 2016 e, desde então, foram concluídos apenas os viadutos e trevos de acesso a Charqueadas e Pantano Grande.

Trechos e obras previstas em cada lote

Lote 01
Segmento - km 112,3 - km 142
Extensão – 29,7 km
Melhorias:
* Interseção BR 290/BR 116 (km 112,3) – Duplicação Viaduto;
* Rótula de Acesso a Guaíba City (km 112,1);
* Interseção BR 290/RS 401 (km 130,5) – Viaduto sobre a BR 290;
* Ponte sobre o Arroio Divisa (km133,4);
* Retornos nos km113,4, km116,5, km129,3, km135,8 e no km141,3.

Lote 02
Segmento - km 142 – km 172,08
Extensão – 30,08 km
Melhorias:
* Acesso a Via Municipal de Eldorado do Sul (km 142,3);
* Viaduto transversal (km 144,1);
* Viaduto e Acesso Bairro Parque Eldorado (km 145,1);
* Viaduto transversal (acesso à UFRGS) (km 146,7);
* Ponte sobre o Arroio Calombos A (km 148,5);
* Ponte sobre o Arroio Calombos B (km 148,7);
* Acesso à Mina (km 149,7);
* Ponte sobre o Arroio dos Ratos A (km 150,2);
* Ponte sobre o Arroio dos Ratos B (km 150,3);
* Ponte sobre o Arroio dos Ratos C (km 150,5);
* Ponte sobre o Arroio dos Ratos D (km 150,6);
* Viaduto de Acesso a Arroio dos Ratos (km 151,6);
* Viaduto de Acesso ao Distrito Industrial (km 153,2);
* Retorno Tipo em Nível (km 157);
* Entr. RST-470 (km 162,1) (Acesso a Barão do Triunfo);
* Retorno Tipo em Nível (km 167,3);
* Acesso a Mineradora Copelmi (km 168,5);
* Acesso a Fagundes Engenharia e Mineração (km 171,3).

Lote 03
Segmento - km 172 – km 199,03
Extensão – 27,03 km
Melhorias:
* Acesso principal à Butiá, Martinzinho – Implantação de Viaduto (km 174,2);
* Passagem Inferior de acesso secundário à Butiá, Vila Charrua e Julieta (km 176,2);
* Passagem Inferior de acesso a Copelmi Mineração (km 178,5);
* Passagem Inferior (travessia exclusiva) Mina de Carvão (km 180);
* Passagem Inferior de acesso a Minas do Leão (km 183);
* Retornos operacionais nos km 180,5, km181,7, km185,8, km192,3, km195,8 e km198,3;
* Passarelas nos km 175,7, km 182,3, km 182,7;
* Ponte Sobre o arroio Taquara (km 182,3);
* Ponte sobre o Rio Francisquinho (km 193).

Lote 04
Segmento - km 199,3 – km 228
Extensão – 28,7 km
Melhorias:
* Retorno Tipo em Nível (km 201,3) (deslocado do km 202,3 para melhorar a visibilidade e diminuir o impacto ambiental);
* Retorno Tipo em Nível (km 205,7);
* Ponte sobre o Rio Capivari (km 207,5);
* Rótula de acesso à Fundação GAIA com retorno para os dois fluxos de tráfego e novo Posto da Polícia Rodoviária Federal (km 211,4);
* Viaduto sobre a BR 290/RS e Trevo completo de acesso à RSC 471 (km 214,1);
* Viaduto longitudinal sobre rótula (km 215,6);
* Passarela (km 216,2);
* Retorno desencontrado para os dois fluxos de tráfego e acesso ao Centro de Remates (km 217,9 e km 218,6);
* Retorno Tipo Em Nível (km 220,3);
* Ponte sobre o Rio Tabatingai (km 222,6);
* Acesso à Vila Batinga (km 223,2) – Retorno parcial destinado ao fluxo direito Porto Alegre – Uruguaiana;
* Retorno Tipo em Nível (km 226,7).

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