Dnit investirá R$ 58 milhões em obras na BR-290 e outras rodovias da Região Central
Cronograma de execução para a eliminação de pontos críticos prevê intervenções em diferentes segmentos das rodovias BR-153, BR-158, BR-287, BR-290 e BR-392
Nesta quinta-feira (5/01), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deu início a uma série de serviços para a recuperação de pontos críticos em rodovias federais da Região Central do Rio Grande do Sul. O órgão também vai acelerar o ritmo nos trabalhos das obras da Travessia Urbana de Santa Maria. Nestas frentes de trabalho está previsto um investimento de mais de R$ 58 milhões.
O cronograma de execução para a eliminação de pontos críticos prevê intervenções em diferentes segmentos das rodovias BR-153, BR-158, BR-287, BR-290 e BR-392, que abrangem as cidades de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Itaara, Julio de Castilhos, São Vicente do Sul, Jaguari, Santiago, São Borja, São Gabriel e São Sepé. Nestes trechos, ao todo serão investidos R$ 43 milhões em serviços de manutenção e sinalização para a recuperação das condições de trafegabilidade de 104 quilômetros das estradas federais sob administração do Dnit.
A primeira intervenção ocorre nesta quinta-feira, em Santa Maria. Serão realizados serviços de recuperação do pavimento asfáltico da interseção entre a BR-158 e a BR-392, ponto popularmente conhecido como trevo do bairro Uglione. Para realização dos trabalhos, ocorrerá alteração no trânsito com bloqueios parciais e estreitamento de pista, conforme andamento e necessidade do serviço.
Equipes de sinalização ajudarão na orientação do fluxo de veículos, além de sinalização provisória com delineadores e cones. A manutenção do trecho deve ocorrer até o próximo domingo (8/01) e as intervenções no trânsito podem ocorrer sempre das 8 às 18 horas, incluindo o final de semana.
Nos demais municípios os serviços de eliminação de pontos críticos das rodovias devem começar a partir da próxima semana.
Confira o que está previsto
BR-153 - Restauração e sinalização de 12 km, entre Novo Cabrais e Cachoeira do Sul;
BR-158 - Restauração e sinalização de 8 km, entre Santa Maria e Itaara;
BR-158 - Restauração e sinalização de 10 km, entre Santa Maria e Rosário do Sul;
BR-287 - Restauração e sinalização de 2 km, entre São Vicente do Sul e Jaguari;
BR-287 - Restauração e sinalização de 10 km, entre Jaguari e Santiago;
BR-287 – Restauração e sinalização de 20 km, entre Santiago e São Borja;
BR-290 - Restauração e sinalização de 22 km, entre Santa Margarida e São Gabriel;
BR-392 - Restauração e sinalização de 20 km, entre São Sepé e Santa Maria.
Travessia Urbana de Santa Maria
No segmento que está em execução o projeto de duplicação das BR-158 e 287, conhecido como Travessia Urbana de Santa Maria, estão previstos para o primeiro semestre a conclusão do segundo viaduto do bairro Uglione e o início de novas frentes no seu entorno. Até o fim de janeiro ocorrerá o içamento das vigas que já estão no local.
A Autarquia também projeta concluir mais um quilômetro de duplicação entre os viadutos do bairro Santa Marta e de acesso à avenida Walter Jobim, incluindo a passagem inferior da Vasco da Cunha. Nestas obras, o DNIT tem previsão de investimento para o início deste ano de R$ 15,5 milhões.
Questionado sobre investimentos em recuperação do trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, o Dnit não havia respondido até a publicação desta matéria.
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