Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 24/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Escritor de Charqueadas lança nova obra na Feira do Livro de Porto Alegre

Henrique Severo também é autor de “Com sangue pelas canelas”, narrativa ambientada na Revolução Federalista de 1893

Arquivo Pessoal
Escritor de Charqueadas lança nova obra na Feira do Livro de Porto Alegre Henrique Severo Figueiró
Publicidade

Marcos Essvein

Nascido em Alegrete e radicado em Charqueadas há mais de 35 anos, o escritor Henrique Severo Figueiró lança seu segundo livro de contos e crônicas, intitulado “Passagem para as estrelas”, na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O lançamento acontece neste mês de outubro nas lojas Carol Maria, em Charqueadas. Na Feira do Livro de Porto Alegre, que inicia em 28/10, a sessão de autógrafos será no dia 10 de novembro, às 17h, na Praça de Autógrafos da Gerdau.
O primeiro livro de contos e crônicas do autor foi “Náufrago”, lançado em 2021. Também em 2021, o escritor fez sua primeira incursão pela narrativa longa ao lançar “Com sangue pelas canelas”. Ambientada na Revolução Federalista de 1893, a obra conta a história de um batedor de mato que foi contratado para entregar a cabeça de Gumercindo Saraiva ao governador do estado, durante a Revolução Federalista – sangrenta guerra civil que dividiu o estado entre maragatos (federalistas) e pica-paus (republicanos).

SOBRE O AUTOR

Henrique Severo Figueiró nasceu no Alegrete, em 20 de maio de 1960, e mora em Charqueadas há 35 anos. Estudou Economia e Administração e hoje estás aposentado e é empresário. Na década de 1980, publicou contos e crônicas em uma coletânea; nos anos 1990, algumas poesias no jornal paulistano Gazeta da Penha. Em 2020, lança o primeiro livro de poesias: “Náufrago”. “Com sangue pelas canelas”, sua primeira narrativa longa, foi publicada em 2021.
No Instagram: @severofigueiro
E-mail: henriqueseverof@outlook.com

SINOPSE
“Com sangue pelas canelas”

Em janeiro de 1893, assume a presidência do Rio Grande do Sul o republicano Júlio de Castilhos. Em fevereiro do mesmo ano, os federalistas invadem o estado, sob as ordens de Gaspar da Silveira Martins, vindos do Uruguai onde estavam acampados. Inicia-se a mais sangrenta guerra que o Rio Grande presenciou.
Foram doze mil mortes (quase 1% da população da época), de dois a três mil executados por degola, por falta de munição ou por retaliação. Uma guerra entre irmãos e amigos, que dividiu o estado em dois, criando uma rixa que durou por quase quatro décadas. A Brigada Militar e o Exército ao lado dos republicanos eram chamados de pica-paus, posteriormente, em 1923, foram chamados de chimangos, e do outro lado os maragatos, simpatizantes dos federalistas.
O livro conta a história de um batedor de mato que foi contratado para entregar a cabeça de Gumercindo Saraiva ao governador do estado.
Acompanhe a luta dos personagens para sair da guerra com o bem mais precioso, a vida. Pode-se passar uma guerra sem morrer, mas não se passa sem matar.

ONDE COMPRAR

* Os livros estão disponíveis em forma de e-book na Amazon e impressos nos sites Uiclap e Livro.vc;
*  “Passagem para as estrelas” estará no site da Editora Alcance e outros sites;
* Os impressos podem ser adquiridos nas lojas Carol Maria, em Charqueadas.

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.