Inscrições para o Vestibular de Verão 2023 do IFSul vão até 28/10
Entre as mais de 2.500 vagas para cursos técnicos gratuitos no Estado, 128 são para o Câmpus Charqueadas
Os editais do processo seletivo para mais de 2.500 vagas em cursos técnicos presenciais do IFSul foram divulgados no dia 3 de outubro. As vagas estão distribuídas em cursos de todos os 14 câmpus do instituto: Bagé, Camaquã, Charqueadas, Gravataí, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.
O Câmpus Charqueadas oferece 128 vagas nos cursos de ensino médio integrado em Informática (32 pela manhã e 32 à tarde) e ensino médio integrado em Mecatrônica (32 pela manhã e 32 à tarde).
As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 28 de outubro e deverão ser realizadas pelo site do Processo Seletivo. Todos os cursos ofertados são gratuitos, assim como as inscrições. Confira as vagas disponibilizadas na seleção.
>> Clique aqui para fazer a sua inscrição
>> Clique aqui para acessar os editais do processo seletivo
PROVAS
Nesta edição, o instituto volta a realizar o processo seletivo em seu formato tradicional, com a aplicação das provas do Vestibular. As provas serão realizadas no dia 27 de novembro, nas cidades dos câmpus com oferta de vagas.
FORMAS DOS CURSOS
A oferta de vagas do processo seletivo conta com cursos nas formas integrada, concomitante e subsequente. Confira as características de cada forma:
Integrado: nessa modalidade o curso técnico e o ensino médio são realizados ao mesmo tempo, de forma integrada, no IFSul. Para fazer um curso técnico integrado é preciso ter comprovante de conclusão do ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula.
Concomitante: na forma concomitante, o estudante obtém a formação técnica no IFSul. Quem ainda não concluiu o ensino médio, precisará cursá-lo ao mesmo tempo em outra escola. Para se matricular nesses cursos é preciso ter concluído, pelo menos, a primeira série do ensino médio.
Subsequente: já os cursos ofertados na forma subsequente são voltados a quem já concluiu o ensino médio. Para se candidatar a uma vaga nessa modalidade, o estudante precisa ter o certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente, até a data da matrícula.
SISTEMAS DE INGRESSO
Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.
As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais, que devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.
Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS