Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Caso Ronei Jr.: réus são condenados a mais de 35 anos de prisão

Jurados entenderam que Leonardo, Peterson e Vinicius são culpados por todos os crimes de que eram acusados

Juliano Verardi / DICOM / TJRS / Montagem
Caso Ronei Jr.: réus são condenados a mais de 35 anos de prisão Leonardo Macedo Cunha (Piá), Peterson Patric Silveira Oliveira e Vinícius Adonai Carvalho da Silva (
Publicidade

Iniciado na quarta-feira (22/06), o júri de três dos 10 acusados da morte do adolescente Ronei Faleiro Jr. terminou na madrugadas deste sábado (25/06) no Fórum da Comarca de Charqueadas, na região Carbonífera, com a condenação dos três acusados.
Leonardo Macedo Cunha (Piá), Peterson Patric Silveira Oliveira e Vinicius Adonai Carvalho da Silva (Gordo) foram condenados pelos crimes de homicídio qualificado (meio cruel e recurso que dificultou a defesa), três tentativas de homicídio qualificado (motivo fútil - apenas em relação Richard -, meio cruel e recurso que dificultou a defesa), associação criminosa e corrupção de menores. Além de matarem o adolescente Ronei Jr., os réus tentaram assassinar o pai dele, Ronei Wilson Faleiro, e o casal de amigos Richard Saraiva de Almeida e Francielle Wienke.
Por volta de 20h30min, os sete jurados começaram a responder um questionário com mais de cem quesitos, divididos em cinco séries para cada um dos três réus, na sala secreta. A sentença começou a ser lida pelo juiz Jonathan Cassou dos Santos por volta de 00h20min de sábado. 
Após a decisão do Conselho de Sentença pela condenação, o juiz aplicou as seguintes penas ao réus:
* Leonardo Macedo Cunha (Piá) – 35 anos e 4 meses de reclusão;
* Peterson Patric Silveira Oliveira –  35 anos e 4 meses de reclusão;
* Vinicius Adonai Carvalho da Silva – 38 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.
O regime é fechado para todos os réus. A detração (desconto em razão da prisão preventiva) será analisada pelo juízo da execução.

O juiz também decretou a execução imediata das penas, mas a medida foi suspensa até julgamento de habeas corpus concedido pelo desembargador Jayme Weingartner Neto, da 1ª Câmara Criminal do TJRS, em favor dos réus Peterson Patric Silveira Oliveira e Leonardo Macedo Cunha, estendida também ao Vinícius Adonai Carvalho da Silva, por terem sido condenados a penas superiores a 15 anos. O desembargador, ao analisar os pedidos da defesa, considerou a jurisprudência vigente nos Tribunais Superiores, além do que prevê a Convenção Americana de Direitos Humanos, em face do direito de recurso do condenado, que veda a execução imediata das condenações proferidas por Tribunal do Júri.
- Em respeito às decisões dos habeas corpus preventivos do TJRS, será decretada a execução da pena em suspensão do seu cumprimento - afirmou o Juiz Presidente do Tribunal do Júri, Jonathan Cassou dos Santos.

Ronei Faleiro Jr. foi morto em 1° de agosto de 2015, na saída de uma festa organizada pela turma dele da escola, em frente ao Clube Tiradentes. Ele estava acompanhado do pai e de um casal de amigos, que também foram agredidos, mas sobreviveram aos ataques.
O ataque a Ronei Jr., seu pai e amigos contou com a participação de menores. O Ministerio Público do RS apontou sete na acusação: a quatro deles foi aplicada, em 18 de setembro de 2015, medida socioeducativa de internação por três anos, prazo máximo estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os outros três foram absolvidos.

_____________
LEIA TAMBÉM
Caso Ronei Jr.: Concedido Habeas Corpus a mais um dos réus
Caso Ronei Jr.: Concedido HC a réu em caso de condenação acima de 15 anos
Caso Ronei Jr.: defesas dos réus concluem primeira parte do júri desta sexta-feira
Caso Ronei Jr.: terceiro dia de júri inicia com teses da acusação
Caso Ronei Jr.: ‘Não encostei em ninguém’, afirma terceiro réu
Caso Ronei Jr.: 'Gostaria de ter o perdão da família’, afirma réu ao assumir as agressões
Caso Ronei Jr.: ‘Me sinto muito arrependido’, diz primeiro réu a depor
Caso Ronei Jr: ‘Uma covardia sem tamanho’, diz testemunha ao apontar para réus
Caso Ronei Jr.: ‘Todo morador de Charqueadas sabia que mais cedo ou mais tarde eles iam matar alguém’, diz delegado
Caso Ronei Jr: ‘Meu filho foi julgado, sentenciado e executado numa calçada’, diz pai da vítima
____________

O CRIME

Conforme a denúncia do Ministério Público, o pai do adolescente, Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro (também vítima), deixou seu filho Ronei Jr. na noite de 31 de julho de 2015, uma sexta-feira, às 22h, no Clube Tiradentes, em Charqueadas. O combinado era que iria buscá-lo às 5h. A festa era promovida para arrecadar fundos para a formatura no Ensino Médio da turma do jovem. Por volta do horário combinado, o pai ligou para seu filho, que pediu para que aguardasse mais 15 minutos e desse carona a um casal de amigos.
O pai foi até a porta do clube para falar com o filho e o casal. Eles rapidamente aceleraram o passo para entrar no carro. Ronei Jr. foi o último a ingressar no veículo, cercado por outros jovens, que chutavam o automóvel e tentavam abrir as portas. O pai passou a ser atingido com garrafadas, socos e pontapés, recebendo, inclusive, uma “voadeira”. Isso impediu que ele evitasse que o grupo abrisse a porta do carro e atingisse os três adolescentes. Em um determinado momento, conseguiu se desvencilhar dos agressores, entrou no carro e saiu imediatamente do local.
No caminho, ao perceber as lesões que o filho e o casal haviam sofrido, deslocou-se rapidamente para o Hospital de Charqueadas. Devido à gravidade, foi encaminhado para o Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre.
Na denúncia, constam um vídeo e áudios em que integrantes do grupo contam, detalhadamente, como ocorreram as agressões. Além disso, os crimes teriam sido cometidos com a clara intenção de matar, simplesmente pelo fato do amigo de Ronei Jr. residir em São Jerônimo e não em Charqueadas, como todos os denunciados.

PRÓXIMOS JULGAMENTOS

O júri de nove dos 10 réus, marcado inicialmente para novembro de 2019, foi dividido em três julgamentos diferentes a pedido da defesa. Os dois próximos julgamentos acontecem no mês de julho.

Datas: 04/07 e 11/07
Previsão de duração: 2 a 3 dias
Local: Salão do Júri do Foro da Comarca de Charqueadas
Os julgamentos serão fechados ao público e à imprensa externa. O público poderá acompanhar a transmissão pela internet.

OS ENVOLVIDOS

Vítima fatal: Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior
Vítimas de tentativas de homicídio: Ronei Wilson Faleiro (pai), Richard Saraiva de Almeida e Francielle Wienke (amigos de Ronei Jr)

Réus:

Júri – 4/7
* Alisson Barbosa Cavalheiro
* Geovani Silva de Souza
* Volnei Pereira de Araújo

Júri – 11/7
* Cristian Silveira Sampaio, “Tita”
* Jhonata Paulino da Silva Hammes, "Moreno"
* Matheus Simão Alves, "Ganso"

Há um décimo acusado de envolvimento nos crimes. Rafael Trindade de Almeida foi denunciado depois dos demais e seu caso é apurado em outro processo. Ele já foi pronunciado e deve ir a júri, ainda sem data marcada.

QUEM ATUA NOS JÚRIS

Presidente do Conselho de Sentença: Juiz de Direito Jonathan Cassou dos Santos
Acusação: Promotores de Justiça Anahi Gracia de Barreto, João Cláudio Pizatto Sidou, Marcio Abreu Ferreira da Cunha e Eugênio Paes Amorim
Defesas:
*Réus Alisson Cavalheiro e Cristian Sampaio: Advogadas Larissa Garcia Simas, Lorena Pires Garcia e Brenda Franciele Correa da Silva
*Réus Geovani Souza, Leonardo Cunha, Matheus Alves e Volnei Araújo: Defensores Públicos Cristiano Vieira Heerdt, Antonio Flavio de Oliveira e Tatiana Kosby Boeira
*Réu Jhonata Hammes: Advogado Fabiano Justin Cerveira
*Réu Peterson Oliveira: Advogado Diorge Diander Da Cunha Rocha
* Réu Vinicius Adonai Silva: Advogado Celomar Cruz Cardozo

Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.