Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,26/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Há 46 anos, acontecia o incêndio das Lojas Renner, no Centro de Porto Alegre

No total, foram 29 mortes e 65 feridos, além de dois dias de operações de combate a incêndio e de rescaldo pelo Corpo de Bombeiros

Divulgação / CBMRS
Há 46 anos, acontecia o incêndio das Lojas Renner, no Centro de Porto Alegre No total, foram 29 mortes e 65 feridos, além de 2 dias de operações de combate a incêndio e rescaldo
Publicidade

Há 46 anos, em 27 de Abril de 1976, ocorreu o incêndio das Lojas Renner, às 12h24, na esquina da Rua Otávio Rocha com Rua Dr. Flores, no Centro da cidade, em Porto Alegre. O prédio tinha dez pavimentos e área de 8.000 m², edificados num terreno de 1.000 m². A primeira viatura do Corpo de Bombeiros chegou 5 minutos após o início do sinistro.
O prédio abrigava lojas de departamentos, artigos de vestuários, utilidades domésticas, brinquedos, eletrodomésticos, instrumentos musicais, equipamentos para cine-foto e um restaurante no 7º andar. No momento do incêndio, no 3º pavimento, encontravam-se no interior da loja cerca de 350 pessoas.
Toda a cidade se mobilizou para auxiliar as vítimas. Juntamente do corpo técnico do Hospital de Pronto Socorro, centenas de pessoas procuraram o banco de sangue para fazer doações. Após duas horas do início do fogo, ocorreu o desabamento parcial do prédio, do lado da Rua Dr. Flores, diante da elevada temperatura.
Helicópteros sobrevoaram o local, mas não executaram salvamentos em razão da falta de acesso às vítimas, pela grande quantidade de gases quentes, chamas e fumaças. As duas autoescadas mecânicas realizaram o salvamento de 45 pessoas nos dois últimos pavimentos, onde se localizava o restaurante. Foram usados 4.200 m³ de água para a extinção das chamas, retirados da rede pública e Rio Guaíba, através das viaturas e das lanchas-bomba General Petrazzi e Coronel Rasgado, que estavam localizadas a 500 metros do local.
Foram empregados 120 bombeiros das estações Central, Passo da Areia, Floresta, Partenon, Naval e Assunção, com utilização de oito viaturas de combate ao incêndio. Muitas ambulâncias do Hospital de Pronto Socorro permaneceram nas proximidades, auxiliando no transporte e socorro das vítimas.
Houve 29 mortes e 65 feridos - entre os quais três bombeiros-, além de dois dias de operações de combate a incêndio e de rescaldo.





Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.