Municípios da Região Imperial Carbonífera estão no Mapa do Turismo Nacional
Regionalização é importante para obtenção de recursos federais para geração de emprego e renda com projetos do setor
Carla Miller Trainini
O Conselho Estadual de Turismo (CONETUR) apresentou, nesta segunda-feira (28/03), a nova composição do Mapa Turístico do Rio Grande do Sul, que aumentou de 345 para 381 municípios, divididos entre 27 regiões turísticas. A reunião ocorreu em Porto Alegre e contou com a participação do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, além de representantes do Sistema S e das regiões turísticas do Estado.
Com a atualização, a Região Imperial Carbonífera passou a ter oito municípios regionalizados: Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Triunfo. Com isso, os municípios devem receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e recursos para estímulo ao setor.
- Esse foi um passo muito importante para a Região Imperial Carbonífera. Inserir os oito municípios no Mapa de Turismo significa unir a região para trabalhar o setor como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda – salienta Elimar Araújo Valle, coordenador regional e responsável pela regionalização dos municípios.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país, destinando investimentos e ações por parte do Governo Federal.
REGIÃO IMPERIAL CARBONÍFERA
Na Região Imperial Carbonífera, São Jerônimo e Barão do Triunfo que não constavam na atualização anterior, agora passaram a fazer parte da regionalização. Além disso, o município de Triunfo deixou de pertencer à Região Delta do Jacuí e passou para a Imperial Carbonífera.
RS É O SEGUNDO MELHOR DO PAÍS
Do total de 487 municípios do Estado, 381 atualmente estão inseridos no mapa do turismo, o que coloca o Rio Grande do Sul na segunda melhor posição do país, perdendo, apenas, para Minas Gerais. No Brasil, ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.
COMENTÁRIOS