Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 25/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Dia C: confira como será a vacinação na região Carbonífera neste sábado

Com apenas 27% das crianças vacinas até agora, Estado mobiliza municípios e população para a imunização

José Cruz / Agência Brasil
Dia C: confira como será a vacinação na região Carbonífera neste sábado Confira como será a vacinação na região Carbonífera neste sábado
Publicidade

O Rio Grande do Sul está com baixa adesão na vacinação de crianças contra a covid-19. Após quase um mês, a cobertura vacinal infantil é de apenas 27%. Para expandir a aplicação das doses, o governo do Estado criou o Dia C de Vacinação, que ocorre neste sábado, principalmente para primeira dose em crianças entre cinco e 11 anos.
Até ontem, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registrava 259 mil crianças de cinco a 11 anos vacinadas no Estado do Rio Grande do Sul, o que representa cerca de 27% da população estimada dessa idade (964 mil crianças). Há nos municípios doses suficientes para avançar na cobertura, pois mais de 875 mil foram distribuídas até agora.
Existe a expectativa de que, com a volta às aulas na rede estadual, na próxima segunda-feira (21/02), aumente a mobilização das famílias para que seus filhos sejam vacinados. Escolas serão convidadas a participar da campanha, com professores, como formadores de opinião junto aos pais, demonstrando a necessidade de que as crianças sejam imunizadas, recebendo proteção mais efetiva contra a covid.

VACINAÇÃO NA REGIÃO CARBONÍFERA

Confira abaixo os locais, horários e o público-alvo da vacinação nos municípios da região Carbonífera, neste sábado:

ARROIO DOS RATOS

Publicidade

Local: ESF 3 e ESF 4
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30
Quem será vacinado: crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades
O que levar: carteirinha de vacinação, CPF ou cartão SUS da criança. Para a vacinação infantil, a criança deverá estar acompanhada pelo responsável

BARÃO DO TRIUNFO


Local: UBS Solon Tavares
Horário: das 8h às 13h
Quem será vacinado: crianças a partir de 5 anos e adultos
O que levar:  Cartão SUS. Para a vacinação infantil, a criança deverá estar acompanhada pelo responsável

BUTIÁ


Local: Posto Central
Horário: 8h às 12h
Quem será vacinado: crianças de 5 a 11 anos
O que levar: cartão de vacinação dos menores, CPF e cartão do SUS. Para a vacinação infantil, a criança deverá estar acompanhada pelo responsável

CHARQUEADAS


Segundo nota da Secretaria de Saúde, a vacinação que ocorreria neste sábado foi antecipada no Dia D, realizado no último sábado (dia 12/02) e, por isso, não haverá vacinação neste final de semana.

GENERAL CÂMARA


Local; Unidade Central de Saúde
Horário: das 8h às 12h
Quem será vacinado:  crianças de cinco a 11 anos, com e sem comorbidades, e quilombolas
O que levar:  cartão do SUS, CPF e comprovante de comorbidades (caso possua). Para a vacinação infantil, a criança deverá estar acompanhada pelo responsável

MINAS DO LEÃO


Local: ESF Centro
Horário: das 9h às 12 e das 13h às 16h
Quem será vacinado:
* D1 para crianças de 5 a 11 anos em geral
* D1 para adolescente a partir de 12 anos
* D1 para adultos maiores de 18 anos
* D2 conforme prazo da carteira
* D3 para maiores de 18 anos e dentro do prazo
* D4 para imunossuprimidos
O que levar: carteira de vacinação, cartão SUS ou CPF. Para a vacinação infantil, a criança deverá estar acompanhada pelo responsável

SÃO JERÔNIMO


Local: UBS Central
Horário: 9h às 16h
Quem será vacinado:
* crianças a partir de 5 anos
* jovens e adultos (D1, D2 e reforço)
O que levar: caderneta de vacinação, CPF e cartão SUS. Para a vacinação infantil, a criança deverá estar acompanhada pelo responsável

TRIUNFO


Segundo o secretário de Saúde, Álvaro Tomaz, o município não participará da mobilização porque já realizou vacinação no último sábado (12/02).

POR QUE VACINAR AS CRIANÇAS?

A Secretaria Estadual da Saúde alerta que, apesar de menor incidência, as crianças correm risco de apresentar casos graves e óbitos por Covid-19, além de ficarem suscetíveis a sequelas. Para exemplificar esses perigos, a chefe da Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, apresentou alguns tópicos sobre a vulnerabilidade da população infantil e o potencial impacto na população em geral.
* O percentual de casos de Covid-19 em crianças, em comparação ao total da população, é hoje três vezes maior do que no início da pandemia. Enquanto em março de 2020 os registros em crianças representavam menos de 2% dos casos, em fevereiro deste ano está em mais de 6%, configurando uma tendência de aumento.
* Comparando o maior pico da Covid-19 anterior ao atual, em março de 2021, a incidência na faixa etária dos cinco aos nove anos é quatro vezes maior. Considerando todas as faixas etárias, o atual cenário superou em quase 70% o pico do ano passado.
* As faixas etárias de zero a 11 anos e de 12 a 19 anos passaram a representar uma proporção maior das hospitalizações em 2022 em comparação com anos anteriores. Enquanto no acumulado da pandemia essas idades significavam 0,6% das hospitalizações por causa da Covid-19, neste ano essa proporção passou para 6%.
* Em 2022, foram registradas 235 internações por Covid-19 de crianças de cinco aos 11 anos no Estado, das quais nove evoluíram para óbito.

Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.