Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,25/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Polícia Civil rastreia mais de 380 voos feitos por drone para Charqueadas

Piloto de drone responsável por entregas de celulares e drogas nas casas prisionais foi preso. Mandados foram cumpridos em Eldorado do Sul, Cachoeirinha e São Jerônimo

Polícia Civil / DRCID – DEIC
Polícia Civil rastreia mais de 380 voos feitos por drone para Charqueadas Apreensão de drones que eram usados para fazer entregas de celulares e drogas
Publicidade

Na manhã desta quinta-feira (17/02), a Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Eldorado do Sul, Cachoeirinha e São Jerônimo, oriundos de investigação policial que visa apurar o ingresso de celulares e drogas em estabelecimentos prisionais. A Operação Delivery foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), sob a coordenação do delegado André Lobo Anicet.
A investigação deste caso iniciou a partir da apreensão de um drone de grande porte e de objetos pertencentes ao operador do equipamento pela guarda externa da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC). Com essas apreensões, através de modernas técnicas de investigação foi possível obter diversas informações que indicam o real responsável pelo drone. A Polícia verificou que este mesmo aparelho, um drone DJI Inspire 2, já havia feito outros voos sobre outras casas prisionais gaúchas.
Diante dos dados obtidos, pode-se observar inclusive que a aeronave não tripulada atinge alturas de voo superiores às recomendadas pela ANAC, colocando em risco até mesmo a aviação comercial. Por meio de técnicas de georreferenciamento e com autorização judicial, os policiais rastrearam as coordenadas de pilotagem do aparelho e descobriram que o drone fez 386 voos na região dos seis presídios da região de Charqueadas em 2021. Em alguns dias, chegava a fazer 20 voos, segundo relatou o delegado André Lobo Anicet.
Na operação de hoje, que contou com a participação de 35 policiais civis, foi preso preventivamente homem de 41 anos, que possui inúmeros antecedentes policiais por porte de arma de fogo, roubo, receptação, homicídio, e foram apreendidos diversos drones, dentre outras provas que serão utilizadas na investigação.
A captura do piloto de drone, que mantinha uma oficina de conserto e treino desses equipamentos foi feita pelos policiais também com uso de um aparelho aéreo. Os agentes vigiaram a residência do investigado, que fugiu por uma janela até um mato, onde foi localizado justamente pelas lentes do artefato da Polícia Civil. O homem, que não teve o nome divulgado, é um condenado por roubo e receptação, que está em prisão domiciliar. Os policiais realizam ainda buscas na residência de um irmão dele, que também esteve preso, por porte ilegal de arma de fogo.

Publicidade


Em uma casa foi localizada um "oficina de drones" | foto: Polícia Civil / DRCID – DEIC



Entre os endereços vistoriados está uma casa de onde alguns drones decolaram para voos. Ela pertence a familiares de um apenado que acumula ocorrências por homicídio, tráfico de drogas, roubo de armas, roubo a estabelecimento bancário, roubo de veículo, roubo a residência, ameaça e dano. A Polícia Civil descobriu que os pilotos de drones são ligados à maior facção criminosa gaúcha, que tem origem no Vale do Sinos.
As investigações prosseguem e ao final do inquérito policial os suspeitos poderão ser indiciados pelos crimes de ingresso de aparelho telefônico de comunicação móvel em estabelecimento prisional e tráfico de drogas, de acordo com suas participações nos fatos apurados.

Com informações da Polícia Civil e GZH

Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.