Projetos do IFSul auxiliam micro e pequenos empreendedores afetados pela pandemia
Com iniciativas em cinco regiões do RS, projetos de seis câmpus do instituto atenderam 47 empresas gaúchas
Por meio de apoio e assessoramento gratuitos a micro e pequenas empresas de cinco regiões do estado, oito projetos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) auxiliaram empreendedores gaúchos afetados pela pandemia a criarem ou remodelarem seus negócios. A iniciativa, que ocorreu ao longo de todo este segundo semestre, fez parte do programa nacional IF Mais Empreendedor. No total, foram 47 empresas beneficiadas e 48 estudantes contemplados com bolsas de iniciação científica.
Voltado ao atendimento de Micro e Pequenos Empreendedores (MPEs) e de Empreendedores Individuais (MEIs) com cadastro nacional de pessoa jurídica, o programa teve como objetivo realizar projetos e ações de extensionismo tecnológico em interação com o setor produtivo. Com isso, estudantes e servidores envolvidos nas ações contribuíram com o surgimento de novos negócios e com a remodelagem de empreendimentos existentes no enfrentamento das dificuldades trazidas pela pandemia, por meio da articulação de iniciativas relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação.
- Este programa se consolidou como uma experiência ímpar para aproximar os estudantes com o mundo do trabalho ao aplicarem de forma prática os conhecimentos construídos na resolução de demandas identificadas pelas empresas parceiras do projeto - avalia a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFSul, Gisela Loureiro Duarte. A gestora também destaca a atuação dos coordenadores no processo ao estimular o empreendedorismo estudantil e auxiliar no atendimento aos arranjos produtivos locais.
Impacto regional
Com iniciativas desenvolvidas dentro de projetos de seis câmpus do IFSul, as ações do programa alcançaram as cidades e regiões de Charqueadas, Lajeado, Venâncio Aires, Novo Hamburgo, Pelotas e Sapucaia do Sul. Com o assessoramento às 47 empresas contempladas, foram pelo menos cinco microrregiões e três mesorregiões do Rio Grande do Sul beneficiadas de forma direta pelas ações do IF Mais Empreendedor.
A primeira etapa do programa, realizada de junho a agosto, contou com capacitações, diagnóstico e elaboração dos planos de ação. Já a segunda etapa, que se estendeu até o final do ano, contemplou análises de causas, execução dos planos de ação, sugestão de melhorias e execução dos projetos.
Assessoria que gera resultados
Entre as experiências relatadas por empreendedores beneficiados pela iniciativa, uma das mais citadas é a qualidade da assessoria recebida dos estudantes e servidores do IFSul envolvidos nos projetos.
O Cristian Locatelli e a Beatriz Freitas, do Hotel Locatelli, relatam que a assessoria da equipe do projeto Vale+Turismo, do câmpus Lajeado, proporcionou aos dois um excelente aprendizado.
- Através de sua equipe multidisciplinar, sempre muito prestativos, nos forneceram boas ideias que possibilitaram uma melhora no modo como administramos nossas redes sociais - destacam.
Segundo eles, as orientações trazidas no projeto estão resultando em publicações mais assertivas, com melhor gestão dos canais de comunicação e melhor organização de tempo.
Já a Jéssica Leão, do empreendimento Baita Presente, contou com a assessoria do projeto “Digitalização rápida, assertiva e de baixo custo”, do câmpus Charqueadas. E, para ela, o preparo e a capacidade técnico-profissional do estudante do IFSul que a acompanhou no processo foram dignos de elogio.
- O Pablo (bolsista) é incrível, que futuro! Se pudéssemos teríamos ele no nosso quadro - ressalta a empreendedora.
A mesma capacidade e qualidade de formação foram identificadas por Daniel Garske, sócio-proprietário da EKS-RAG, e assessorado pelo projeto “Ações para o desenvolvimento e a melhoria de processo”, do câmpus Sapucaia do Sul.
- Fiquei surpreso com os resultados atingidos por estudantes integrantes da equipe. Os resultados obtidos em cada etapa do projeto assemelham-se a profissionais já de mercado, e não de acadêmicos. É uma ótima oportunidade para medir a capacidade desta nova geração e a força do ensino acadêmico, além do aprendizado do aluno - avalia o empreendedor, que também é egresso do curso de Engenharia Mecânica do câmpus Sapucaia do Sul do IFSul.
Bolsista do projeto “Inovação e empreendedorismo”, do câmpus Venâncio Aires, o estudante Leonardo Gabriel Weiler descreve a participação no projeto como muito enriquecedora.
- Estamos conseguindo colocar isso na prática e ainda ajudando os empreendedores. Está sendo muito bom, muito gratificante - diz.
Projetos desenvolvidos pelo IFSul no estado:
O Pregão Solidário
Coordenador: Calebe Micael de Oliveira Conceição
Câmpus Charqueadas
Digitalização Rápida, Assertiva e de Baixo Custo para Pequenos Negócios Afetados pela pandemia do Coronavírus
Coordenador: André Luís del Mestre Martins
Câmpus Charqueadas
Vale + Turismo
Coordenador: Rodrigo Luís Melz
Câmpus Lajeado
Inovação e Empreendedorismo: Criando Laços com Consumidores por meio do Instagram
Coordenador: Jean Marcos da Silva
Câmpus Venâncio Aires
Gestão Estratégica de Inovação para Micro- empreendedores do vale dos Sinos e Região
Coordenador: Moisés Beck
Câmpus avançado Novo Hamburgo
Planejamento Estratégico de Marketing Digital e Vendas Online para empresas do vale dos Sinos e Região
Coordenador: Daniele Gonçalves de Souza
Câmpus avançado Novo Hamburgo
Criar e Reinventar: apoio técnico a pequenos e micro empresas que sofreram com a Covid-19 na região de Pelotas – RS
Coordenador: Flávio Edney Macuglia Spanemberg
Câmpus Pelotas
Ações para o desenvolvimento e a melhoria de processos de micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS
Coordenador: Pedro Carlos Hernandez Júnior
Câmpus Sapucaia do Sul
Saiba mais
O programa IF Mais Empreendedor no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foi uma proposta institucional ao edital 05/2021 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema).
Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS