IFSul Charqueadas comemora 15 anos de fundação
Fundado em 11 de setembro de 2006, Câmpus se destaca por sua capacidade em pesquisa e extensão
Enquanto o mundo recorda com tristeza o 11 de setembro como a data dos atentados às torres gêmeas, em Nova York, nos Estados Unidos, em 2001, a região Carbonífera tem muito a comemorar. Foi também em 11 de setembro de 2006, há exatos 15 anos, que ocorreu a fundação do Câmpus de Charqueadas do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), um divisor de águas para a educação na região Carbonífera.
A partir da sua atuação no ensino, o Câmpus Charqueadas se notabiliza por sua capacidade em pesquisa e extensão. O Câmpus vem sendo, ao longo dos anos, um protagonista no IFSul nos projetos de pesquisa e inovação tecnológica, bem como nos programas, ações e eventos no campo da extensão e da cultura, com eventos como a Mostra de Ciências e Tecnologias (MOCITEC), RoboCharq, CharCode, Sarau Cultural, Destaques, Olimpíadas, competições esportivas e outras. Este ecossistema formado por ensino, pesquisa e extensão tem produzido muitos talentos que se destacam no cenário nacional e internacional.
História
Em 2006, o Câmpus do IFSul Charqueadas foi criado como uma Unidade Descentralizada do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas – CEFET-RS e é fruto da primeira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que teve como objetivo assegurar presença da Rede nas 27 unidades da federação, tanto nas capitais quanto no interior.
Em dezembro de 2008, o CEFET-RS foi transformado no atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Foi nesta transformação que Unidade Descentralizada de Charqueadas recebeu a denominação e estrutura de câmpus.
Na inauguração, o Câmpus contava com o Curso Técnico em Informática na modalidade PROEJA, mas em seguida são implantados os Curso Técnico de Nível Médio em Mecatrônica e o Curso Técnico de Nível Médio em Informática, ambos de forma integrada.
O currículo integrado é um expoente do IFSul, proporcionando aos estudantes uma formação diferenciada, caracterizada pela transversalidade e integração do conhecimento humanístico e técnico. A partir de 2011, o Câmpus Charqueadas expande seu portfólio de cursos e inicia o processo de verticalização do ensino com a implantação do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet – TSI. Nessa mesma esteira, em 2015 é implantando o curso superior em Engenharia de Controle e Automação. Além dos cursos mencionados até aqui, atualmente, o Câmpus Charqueadas oferece ainda os cursos Técnico de Nível Médio Integrado em Fabricação Mecânica – Modalidade PROEJA, especialização em Educação e Contemporaneidade e o mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.
Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS