Geração da Chama Crioula da 2ªRT acontece neste sábado, em General Câmara
Evento acontece na fazenda da família de Cyro Dutra Ferreira e onde nasceu José Gomes de Vasconcelos Jardim
A 2ª Região Tradicionalista (2ªRT) realiza a cerimônia de geração da Chama Crioula 2021, neste sábado (4/09), às 10h, em General Câmara. O ato acontece na localidade de Boca da Picada, na Fazenda Nossa Senhora Medianeira, propriedade da família do tradicionalista Cyro Dutra Ferreira e local onde nasceu o herói farrapo e primeiro presidente da República Riograndense, José Gomes de Vasconcelos Jardim, em 1773.
Após as solenidades, a Chama será levada para a Pira da Pátria, em Santo Amaro do Sul, e a distribuição da centelha para as entidades da 2ª RT e regiões vizinhas será a partir das 13 horas.
O evento também homenageia a professora Olinda e o esposo Pedro Konrad, “pelo zelo e dedicação a Santo amaro do Sul e toda riqueza histórica e arqueológica preservada nesta pequena e tão rica comunidade”, diz o convite do evento. Olinda é historiadora e autora do monumento a José Gomes de Vasconcelos Jardim
Cyro Dutra Ferreira é uma um dos três tradicionalistas que há 74 anos – em 7 de setembro de 1947 – retirou uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria para gerar a primeira Chama Crioula. O Tio Cyro, como era chamado, faleceu dia 8 de agosto de 2005. Ele deixou como legado amor ao campo e às tradições gaúchas para a família e todos que com ele tiveram a oportunidade de conviver.
Integram a 2ª RT os municípios de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Charqueadas, General Câmara, Minas do Leão, São Jerônimo e Vale Verde.
Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS