Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,17/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Cervo é resgatado na zona urbana de São Jerônimo

Animal apareceu durante a noite no bairro São Thomás

Ascom / Pref. São Jerônimo
Cervo é resgatado na zona urbana de São Jerônimo Animal apareceu durante a noite no bairro São Thomás
Publicidade

Nesta terça-feira (17/08), a Brigada Militar Ambiental e servidores das coordenadorias de Proteção e Bem-Estar Animal e de Agricultura e Pecuária resgataram um Cervo da espécie Axis, no bairro São Thomas, no município de São Jerônimo.
O animal passou por uma avaliação veterinária e teve constatadas algumas lesões. Logo após, a coordenadora Leidimirian Chananeco e a BM Ambiental entraram em contato com o Ibama, em Porto Alegre, para a remoção e o atendimento especializado até o momento ideal para voltar à natureza.
Conforme a coordenadora Leidimirian, o animal apareceu nas câmeras de segurança dos moradores do bairro fugindo de cachorros durante a noite. Porém, não sabe como o animal veio parar na zona urbana da cidade.

Saiba Mais

O Cervo Axis (Axis axis), também conhecido como Chital, é um Cervídeo de grande porte que pode pesar de 27 a 40kg e viver até 20 anos. O Axis é originário das florestas da Índia, Nepal, Butão e Sri Lanka. Foi introduzido em vários países principalmente para a caça. A criação é proibida no Rio Grande do Sul.
No continente americano foi introduzido no início do século passado, principalmente nos Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Desde então, tem se estabelecido e se espelhado pelo extremo sul do continente.
Hoje, o Axis já pode ser encontrado em toda a região de fronteira entre Brasil e Uruguai, habitando diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Por ser uma espécie exótica invasora, à medida que se instala nos ambientes pode trazer várias consequências para a flora e fauna nativas. O Rio Grande do Sul possui algumas espécies nativas de cervídeos.
Espécies exóticas como o Axis podem ser consideradas como ameaças à flora e principalmente à fauna nativa, à medida que podem competir pela utilização dos mesmos recursos e ambientes, além do alto risco de transmissão de doenças e parasitas para animais nativos.

Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região

Publicidade

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.