Cervo é resgatado na zona urbana de São Jerônimo
Animal apareceu durante a noite no bairro São Thomás

Nesta terça-feira (17/08), a Brigada Militar Ambiental e servidores das coordenadorias de Proteção e Bem-Estar Animal e de Agricultura e Pecuária resgataram um Cervo da espécie Axis, no bairro São Thomas, no município de São Jerônimo.
O animal passou por uma avaliação veterinária e teve constatadas algumas lesões. Logo após, a coordenadora Leidimirian Chananeco e a BM Ambiental entraram em contato com o Ibama, em Porto Alegre, para a remoção e o atendimento especializado até o momento ideal para voltar à natureza.
Conforme a coordenadora Leidimirian, o animal apareceu nas câmeras de segurança dos moradores do bairro fugindo de cachorros durante a noite. Porém, não sabe como o animal veio parar na zona urbana da cidade.
Saiba Mais
O Cervo Axis (Axis axis), também conhecido como Chital, é um Cervídeo de grande porte que pode pesar de 27 a 40kg e viver até 20 anos. O Axis é originário das florestas da Índia, Nepal, Butão e Sri Lanka. Foi introduzido em vários países principalmente para a caça. A criação é proibida no Rio Grande do Sul.
No continente americano foi introduzido no início do século passado, principalmente nos Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Desde então, tem se estabelecido e se espelhado pelo extremo sul do continente.
Hoje, o Axis já pode ser encontrado em toda a região de fronteira entre Brasil e Uruguai, habitando diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Por ser uma espécie exótica invasora, à medida que se instala nos ambientes pode trazer várias consequências para a flora e fauna nativas. O Rio Grande do Sul possui algumas espécies nativas de cervídeos.
Espécies exóticas como o Axis podem ser consideradas como ameaças à flora e principalmente à fauna nativa, à medida que podem competir pela utilização dos mesmos recursos e ambientes, além do alto risco de transmissão de doenças e parasitas para animais nativos.
Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região
COMENTÁRIOS