Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 24/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Com 51,03% dos votos, Daniel Almeida (PT) vence eleição suplementar em Butiá

Daniel Almeida é irmão do candidato Paulo Almeida, mais votado nas eleições de outubro de 2016, mas que teve a candidatura cassada com base na Lei da Ficha Limpa

Divulgação
Com 51,03% dos votos, Daniel Almeida (PT) vence eleição suplementar em Butiá Daniel Almeida (D) e Cadoda venceram as eleições suplementares
Publicidade

Depois de uma campanha eleitoral caracterizada pelos ataques pessoais, Daniel Almeida (PT) venceu as eleições suplementares realizadas neste domingo, 12, na cidade de Butiá. Almeida obteve 6.187 votos (51,03 % dos votos válidos). Ele concorreu pela coligação Frente Ampla, tendo o vereador Cadoda (PSD), candidato mais votado na disputa pela Câmara de Vereadores, como vice-prefeito. Integram a coligação os partidos PT, PPS, PDT e PSD.

Publicidade

Daniel Almeida é irmão do candidato Paulo Almeida, mais votado nas eleições de outubro de 2016, mas que teve a candidatura cassada com base na Lei da Ficha Limpa.


Com a vitória, Daniel Almeida permanece na prefeitura, agora como prefeito eleito. Daniel e o vice-prefeito Cadoda devem ser diplomados até o dia 7 de abril.


O candidato Fernando Lopes recebeu 5.938 votos (48,97% dos votos válidos. Lopes tinha o ex-vereador Jefferson Carrapicho (PSB) como candidato a vice-prefeito. A coligação Construindo Um Novo Caminho foi integrada pelos partidos  PP, PSB, PTB, PSDB, PMDB, PR e REDE. Esta foi a quinta vez consecutiva que Lopes perde uma disputa para prefeito.




A  eleição de Butiá em números


Seções: 53


Eleitorado: 16.685 (100%)


Votos Válidos: 12.125 (93,61%)


Daniel Almeida (PT): 6.187 (51,03%)


Fernando Lopes (PP): 5.938 (48,97%)


Abstenção: 3.913 (23,20%)


Comparecimento: 12.952 (76,80%)


Brancos: 447 (3,45%)


Nulos: 380 (2,93%)




Conheça os candidatos eleitos


Daniel Almeida, aos 43 anos de idade foi vereador por três mandatos no Legislativo de Butiá. Iniciou em 2055, quando foi vereador suplente, seguido por dois mandatos de vereador (2009) a 2016). Nascido em Butiá, é um dos 10 filhos da Dona Eni e do Seu Floriano Almeida. Daniel assumiu a prefeitura de Butiá em janeiro deste ano como prefeito interino. Agora, será diplomado como prefeito após eleição suplementar. Daniel Almeida já foi conselheiro Tutelar. Criou a lei de incentivo ao emprego para jovens e  mulheres. Em 2016, Daniel foi secretário de obras de Butiá.


Luiz Ricardo dos Santos (Cadoda) nasceu e foi criado no Bairro Charrua em Butiá. Funcionário público concursado desde 1996, tendo passagem pela Secretaria de Saúde de Butiá. Concorreu a vereador nas eleições de 2000 e 2004, mas foi eleito em 2008 como o segundo mais votado. Em 2016, conquistou o título de vereador mais votado da história de Butiá, com 1094 votos. Fez parte da comissão de educação para criação do plano de carreira do magistério.




Entenda


Na eleição do último mês de outubro, o candidato Paulo Almeida (PT) foi o mais votado, mas teve sua candidatura impugnada. Ele concorreu amparado por recurso, já que sua candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral de Butiá e teve recursos negados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) e pelo TSE, em decisão monocrática na Ministra Rosa Weber.


Almeida é considerado inelegível por ter tido as prestações de contas de três gestões à frente da Fundação Municipal de Saúde (Fumsa) consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).




No Estado


Os outros cinco municípios gaúchos onde foram realizadas eleições suplementares neste domingo já conhecem os novos prefeitos e vices. Pouco após às 19h, 100% das urnas já haviam sido apuradas pela Justiça Eleitoral. Confira os resultados:


Arvorezinha
Rogério Fachinetto (PDT) - 50,84% dos votos válidos.


Gravataí


Marco Alba (PMDB) - 40,04% votos válidos. 


Salto do Jacuí
Claudiomiro Robinson (PDT) - 62,24% dos votos válidos.


São Vendelino
Evandro Luis Schneider (PTB) - 55,81% dos votos válidos.


São Vicente do Sul 
Paulo Sérgio Rodrigues Flores (PMDB) - 52,06% dos votos válidos.


Durante o andamento das eleições, oito pessoas foram detidas por boca de urna em Gravataí, na Região Metropolitana. Nos demais municípios, não foram registradas ocorrências, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


O eleitor que não compareceu às urnas deve justificar a ausência a partir desta segunda-feira, 13, utilizando o sistema Justifica, disponível no site do TRE, ou comparecer a um dos Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento do Eleitor do Estado até o dia 11 de maio.




Com informações da Atualidade Rádio e Portal e Rádio Gaúcha




Matérias relacionadas



Decisão do TSE garante realização nova eleição em Butiá


Daniel Almeida e Fernando Lopes disputam a Prefeitura de Butiá


TRE-RS publica regras para eleições suplementares em Butiá e mais cinco cidades


Daniel Almeida (PT) é o prefeito interino de Butiá


TRE-RS define data de nova eleição em Butiá


Butiá vai entrar 2017 sem prefeito


Ministra do TSE nega recurso do candidato a prefeito de Butiá


Prefeitura de Butiá ainda não tem definição


Dez candidatos concorrem aguardando julgamento de recursos judiciais


Candidatura de Paulo Almeida a prefeito de Butiá continua impugnada

Publicidade



COMENTÁRIOS

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.