Projeto de Parque Hidroviário em General Câmara é apresentado ao governador Leite
Município trabalha para a implantação de um porto multimodal às margens do Rio Taquari
O governador Eduardo Leite conheceu, na tarde desta quinta-feira (18/2), no Palácio Piratini, o projeto do Parque Hidroviário de General Câmara. Apresentado pelo prefeito do município, Helton Barreto, o projeto pioneiro no RS propõe a criação de um porto multimodal na cidade, às margens do rio Taquari, aliando a malha rodoviária e ferroviária à hidrovia. O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação Hidrovia RS.
Acompanhado da equipe técnica, o prefeito manifestou ao governador o desejo de firmar uma parceria com o governo do Estado, no sentido de obter apoio técnico e logístico para o desenvolvimento do projeto.
- Me manifestei a respeito da importância do Parque Hidroviário para o desenvolvimento econômico do Estado, bem como a redução de custos logísticos para as empresas produtoras e exportadores da região – disse Barreto.
O Projeto do Parque Hidroviário contempla não só o porto, mas também indústrias. A ideia é avançar e atrair empresas que estejam interessadas em se instalar em General Câmara.
O governador Eduardo Leite disse que o Estado trabalha com a perspectiva do fortalecimento do modal hidroviário no RS.
- Entendemos que é fundamental darmos condição de confiabilidade de navegação pela hidrovia da Lagoa dos Patos. Estamos sintonizados, é função do Estado dar suporte em termos estratégicos e logísticos - destacou Leite.
O governador deixou as equipes da Secretaria de Logística e Transportes e da Portos RS à disposição da prefeitura do município para conversas e trocas de informações.
O superintendente da Portos RS, Fernando Estima, e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, também acompanharam a reunião, além de representantes da Associação Hidrovias RS, grupo de investidores e da empresa Extremo Sul.
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SAIBA MAIS
Associação Hidrovia RS
Um dos grandes entraves para que os produtos gaúchos sejam competitivos no mercado internacional está na logística. A opção de priorizar rodovias em detrimento dos demais modais acaba por limitar a capacidade de escoamento, gerando onerosos gargalos por todo o Rio Grande do Sul. Por exemplo, o RS utiliza menos de 700 km das águas navegáveis. Esse cenário de estagnação, que impede o desenvolvimento estadual, motivou entidades representativas do setor produtivo a se unirem e criarem a Associação Hidrovias RS, lançada em maio de 2018, na sede da Farsul. O objetivo é fomentar o aproveitamento efetivo das hidrovias, não apenas para o transporte por água, mas também como fator estratégico de atração de novos empreendimentos.
A entidade é formada por representantes da Farsul, Fiergs, Fecomércio, ABTP, Federarroz e empresas que operam os terminais do Porto de Rio Grande e pretende liderar a mobilização para ampliar o volume de cargas escoadas pelas hidrovias dos atuais 7 milhões de toneladas/ano para 12 milhões. O que significa uma redução do frete em cerca de 40%, garantindo competitividade para a produção gaúcha nos mercados nacional, por cabotagem, e internacional, pela rota marítima do sul da África. Formada por entidades empresariais, cooperativas, investidores e empresas de transporte de passageiros e de cargas, a Associação Hidrovias RS busca unificar as propostas do setor empresarial, hoje diluídas entre os vários segmentos da atividade econômica.
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