IFSul Charqueadas em ação: projetos de assistência aos alunos durante 2020

Instituição buscou alternativas para auxiliar estudantes a enfrentar as dificuldades durante a pandemia

Por Portal de Notícias 13/01/2021 - 10:57 hs
Foto: Divulgação / IFSul Charqueadas
IFSul Charqueadas em ação: projetos de assistência aos alunos durante 2020
IFSul buscou alternativas para auxiliar estudantes a enfrentar as dificuldades durante a pandemia

Em março de 2020, o Comitê de Avaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) encaminhou para a Reitoria da instituição a recomendação pela suspensão das atividades. Assim, no dia 16 de março de 2020, as atividades presenciais de todos os 14 campi e Reitoria foram suspensas por meio da Instrução de Serviço nº 10/2020. Entretanto, engana-se quem pensa que o IFSul parou de atender a comunidade. Foi dada continuidade a inúmeras atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, muitas destas inclusive com foco em auxiliar no combate à pandemia.
Desde aquele momento, todas as decisões tomadas pelo câmpus Charqueadas sempre foram realizadas levando-se em consideração três pontos: a preservação da saúde de todos, a inclusão de todos os seus alunos e a busca pela manutenção da qualidade do ensino. Para tanto, muito estudo e planejamento foi exigido.

Preservação da saúde

Foram realizadas pelos diferentes campi do IFSul ações que pudessem auxiliar no combate à proliferação da Covid-19. Exemplos disso foram as ações para produção de álcool glicerinado, máscaras de proteção facial e de tecido.

Inclusão

Cabe destacar a preocupação que o IFSul teve com os estudantes durante todo esse período. Muitos foram afetados diretamente pelos problemas econômicos e sociais devido à pandemia, o que os levou a mudar suas rotinas ou mesmo sofrer os impactos socioeconômicos pelos quais, infelizmente, uma parcela significativa da sociedade hoje padece. O IFSul não se omitiu e buscou alternativas para auxiliar seus estudantes a enfrentar essas dificuldades, buscando proporcionar ações concretas que viessem a auxiliar todos os estudantes que necessitassem. Nesse sentido, destacamos três ações: a distribuição de cestas com alimentos, o Auxílio Emergencial e o Benefício Inclusão Digital.
Quanto à primeira ação, o serviço de Assistência Social do IFSul e, de forma especial, o do câmpus Charqueadas, identificou que muitos estudantes estavam em condições de vulnerabilidade social e, devido a isso, iniciou a primeira grande ação do IFSul, para atender esses estudantes: a distribuição de cestas de alimentos para suas famílias. Foram distribuídas quatro cestas a cada estudante em situação de vulnerabilidade social, referentes aos meses de maio, junho, julho e agosto.
Todos os estudantes que solicitaram esse auxílio puderam ser atendidos e, assim, somente no câmpus Charqueadas foram beneficiados 82 alunos nos meses de maio e junho, 123 alunos em julho e 113 alunos em agosto, totalizando 400 cestas de alimentos distribuídas.
Após a distribuição das cestas de alimentos, o IFSul proporcionou aos estudantes em vulnerabilidade social que ainda não eram beneficiados pela assistência estudantil um auxílio Emergencial no valor de R$200,00 mensais, referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro.
No câmpus Charqueadas, 61 estudantes foram contemplados com esse auxílio durante os três meses. Importante destacar que todos os estudantes que solicitaram e que não eram contemplados por benefícios da AE puderam ser atendidos.
A terceira grande ação consistiu na busca de atendimento de auxílio para inclusão digital dos estudantes, com o intuito de prover ensino remoto àqueles alunos com menos condições financeiras.
No mês de maio, os coordenadores de curso, a equipe pedagógica e a chefia de ensino, iniciaram o processo da aplicação de uma pesquisa a todos os estudantes do câmpus Charqueadas. Nela, os estudantes respondiam a perguntas que buscavam analisar suas condições, tendo em vista quatro eixos: saúde, ambiente de estudos domiciliares (incluindo o uso de tecnologias de informação e comunicação), aspectos socioeconômicos e hábitos de estudo. O eixo que incluía a utilização de TICs foi importantíssimo para a tomada de decisões acerca de ações de inclusão, pois, a partir dele buscou-se identificar os estudantes que tinham dificuldades de acesso ou mesmo aqueles que não tinham equipamentos adequados para acompanhar atividades não presencias.
Com os resultados da pesquisa aplicada aos discentes do câmpus Charqueadas, foi possível identificar as necessidades para o processo de inclusão digital, trazendo aos servidores deste câmpus o conhecimento acerca dos desafios em dar condições de estudos a todos os estudantes.

Manutenção da qualidade de ensino

No mês de julho, tendo em vista a manutenção da qualidade de seus processos educacionais, o IFSul passou a discutir sobre a retomada das atividades de ensino de forma remota. Por solicitação do Conselho Superior (CONSUP), a câmara de Ensino apresentou a primeira proposta referente às diretrizes para Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). A partir desse momento, passamos a ouvir e a debater com os diferentes segmentos do câmpus na busca por uma proposta. Foram longas reuniões, mas sabíamos da importância desses debates, pois queríamos uma proposta que atendesse a todos e, em especial, aos nossos alunos.
Após os debates realizados em todos os campi do IFSul, passou-se à apreciação do Conselho Superior. Em reunião iniciada no dia 13 de agosto que se encerrou somente no dia 20 de agosto, foram aprovadas as Diretrizes para as Atividades Não Pedagógicas do IFSul. A partir desse momento, poderiam ser encaminhadas propostas para a retomada das aulas. Um dos pontos fundamentais regulamentados nessas diretrizes é o que tange a inclusão digital de todos os estudantes, ou seja, a preocupação que todos pudessem ter acesso às atividades pedagógicas, sem processos que fossem excludentes.
Passou-se então a discutir, dentro do Colégio Diretores do IFSul, qual seria a forma mais adequada de se atenderem todos os estudantes. Naquele momento, tínhamos como possibilidade empréstimos de equipamentos, como computadores e acessórios que eram utilizados nos laboratórios do câmpus ou o pagamento de bolsa auxílio equipamento. Acabou-se por optar pela bolsa, pois considerou-se a importância desses equipamentos permanecerem com os estudantes, ou seja, o equipamento adquirido pertencerá aos estudantes, e este fará uso do mesmo durante toda sua formação acadêmica.
Os benefícios disponibilizados através do Edital 051/2020 aos estudantes do IFSul com renda per capita de até um salário mínimo e meio foram divididos em duas linhas: Conectividade e Disponibilidade de Equipamentos.

Linha 1 -  Conectividade

Conectividade – Oferta de um chip 20GB;
Auxílio conectividade – Bolsa R$200,00 para aquele que resida em localidade que não possui uma conexão adequada por meio de plano de dados móveis

Linha 2 – Disponibilidade de equipamentos

Auxílio Equipamento: Bolsa no valor de R$1.500,00 para os estudantes adquirirem equipamento;
Auxílio Acessório: Bolsa no valor de R$200,00, para compra de um dispositivo roteador wireless ou outros periféricos, conforme a necessidade do estudante e/ou para conserto de equipamento.

A partir da publicação do Edital 051/2020, o câmpus Charqueadas começou a divulgar, nas principais redes sociais, chamadas para explicar como se daria esse processo e incentivar os alunos que não tinham condições de acompanhar atividades remotas a se inscrever no edital. Mais ainda, buscamos contatar por telefone os estudantes que responderam à pesquisa institucional e, naquele momento, informaram que não possuíam equipamentos. Esse trabalho foi fundamental na busca por atender a todos os estudantes que necessitavam desse benefício.
O Edital 051/2020 foi divido em três fases de solicitação dos benefícios. Para desburocratizar o processo, à medida que os alunos eram contemplados com o benefício, os pagamentos eram providenciados. Na Tabela 1, temos um demonstrativo do quantitativo de estudantes beneficiados.

Demonstrativo de benefícios concedidos aos estudantes do câmpus Charqueadas pelo Edital 51/202


Como podemos observar na acima, um número significativo de estudantes do câmpus Charqueadas foi beneficiado. Cabe o destaque para 172 estudantes que tiveram a oportunidade de adquirir um equipamento de sua livre escolha para conseguir acessar as suas aulas. Finalmente, mas não menos importante, ressaltamos o zelo pelos recursos públicos. Todos os estudantes contemplados são responsáveis por entregar uma série de documentações para comprovação da necessidade e, após o recebimento do recurso, a prestação de contas que comprova que o mesmo foi utilizado em sua integralidade na compra de equipamentos para seus estudos, assegurando assim a nossa missão de propiciar um real investimento na educação de nossa comunidade.

Todos os benefícios diretamente relacionados a situações impostas pela pandemia, ao longo do ano de 2020



Os investimentos nas ações que beneficiaram os estudantes do câmpus Charqueadas, foram fundamentais na manutenção do vínculo dos discentes. O IFUSUL - câmpus Charqueadas acredita que os processos de inclusão, em especial a inclusão digital, somente podem ocorrer por meio de investimentos que proporcionem a igualdade de oportunidade a todos.
Dessa forma, diante deste cenário tão desafiador em termos de saúde pública, procuramos, enquanto instituição pública, cumprir nossa missão de ofertar educação de qualidade, sem perder de vista os pressupostos da inclusão.








Deixe seu Comentário

Os comentários de leitores, no site ou em redes sociais, não representam a opinião do Portal de Notícias e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, que poderão ser responsabilizados legalmente pelo seu conteúdo.