Eleições 2020: eleitores contam com assistente virtual para tirar dúvidas

Chatbot no WhatsApp evita que cidadão vote desinformado

Por Portal de Notícias 23/10/2020 - 14:44 hs
Foto: Divulgação / TSE
Eleições 2020: eleitores contam com assistente virtual para tirar dúvidas
Chatbot no WhatsApp evita que cidadão vote desinformado

Uma das novidades lançadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as Eleições Municipais de 2020 é o Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp. Trata-se da primeira parceria do gênero entre a Justiça Eleitoral e a WhatsApp Inc. O chatbot foi desenvolvido pelo Infobid, um dos principais provedores de serviços para o aplicativo.
Para interagir com o assistente virtual, acesse a câmera do seu celular e a aponte para o QR Code na imagem acima ou adicione o telefone +55 61 99637-1078 à sua lista de contatos. Também pode ser acessado  por este link.
O canal do TSE traz diversos assuntos de interesse do eleitor, como dia, horário e local de votação. Respostas às perguntas mais comuns enviadas para a Justiça Eleitoral também são encontradas no chabot.

Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região

Um dos grandes destaques do assistente virtual é o Fato ou Boato. Ao selecionar o item, o usuário pode acessar conteúdos desmentidos por agências de checagem de informações. É uma ferramenta que facilita o acesso do cidadão à Justiça Eleitoral, evitando que ele vote com insegurança em novembro. Por meio de uma “conversa” com o bot, é possível acessar inúmeros links de serviço, baixar o aplicativo e-Título e conhecer dicas para eleitores e mesários.
O chabot do TSE no WhatsApp é mecanismo que a pessoa pode compartilhar com quem faz parte do seu círculo de relacionamento. Para isso, basta salvar o número na agenda, clicar em Bot no WhatsApp, deslizar a tela até o final e apertar “Compartilhar empresa”. Por fim, é preciso selecionar para quem deseja enviar o telefone do assistente digital do TSE. O procedimento ajuda a acabar com o “disse-me-disse” sem fundamento nas eleições.












Deixe seu Comentário

Os comentários de leitores, no site ou em redes sociais, não representam a opinião do Portal de Notícias e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, que poderão ser responsabilizados legalmente pelo seu conteúdo.