Arroio dos Ratos inicia inventário de patrimônio histórico da cidade

Depois de finalizado o processo, que terá participação da população, o município terá um patrimônio cultural validado que poderá atrair visitantes para conhecer um pouco de sua história

Por Portal de Notícias 14/10/2020 - 08:14 hs
Foto: Simone de Oliveira / Divulgação / Museu do Carvão
Arroio dos Ratos inicia inventário de patrimônio histórico da cidade
Arroio dos Ratos inicia inventário de patrimônio histórico da cidade

O turismo histórico regional, que já era identificado como uma tendência, com a crise do novo coronavírus tornou-se uma realidade. Tendo em vista a impossibilidade de viagens de avião de longas distâncias, conhecer o interior e cidades históricas, que até pouco tempo ficavam em segundo plano, tornou-se uma bela opção para quem gosta de viajar e conhecer um pouco do passado, das origens do Rio Grande do Sul.
Pois pensando nisso, a Prefeitura de Arroio dos Ratos resolveu envolver a comunidade em um projeto de educação patrimonial que visa identificar os itens com relevância cultural e histórica do município através de uma pesquisa. O projeto, proposto pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo do Município, com recursos disponibilizados via edital público em 2019 pela Secretaria Estadual da Cultura (Sedac), conta com a parceria do Museu Estadual do Carvão e consiste em elaborar o inventário do patrimônio histórico da cidade de Arroio dos Ratos que envolva reconhecimento social, histórico e cultural.
O inventário do patrimônio histórico vai realizar uma pesquisa histórica, documental e até cartorial que comprove o valor cultural e o contexto histórico de determinado patrimônio, que pode ser um prédio, praça, parque ou monumento, a partir das informações levantadas em pesquisa junto à população do município.
Para participar do levantamento inicial de bens culturais de Arroio dos Ratos acesse o formulário https://forms.gle/21aZLxX1Yix4vmCm9 até 20 de outubro.
- O que faremos é de fato apurar o que tem relevância e quais os patrimônios que a população de Arroio dos Ratos reconhece como históricos, que tenham reconhecimento social e cultural. É um projeto muito interessante, pois também convida a comunidade a discutir sobre educação patrimonial, tema tão importante, mas ainda pouco valorizado no Brasil - destaca a diretora da Surya Projetos, Clarice Ficagna.
Com a lista do patrimônio histórico do município validada, devidamente comprovada e documentada, os itens selecionados serão catalogados com suas características históricas e arquitetônicas como referências culturais no âmbito do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (Iphae).
- Serão pesquisados os documentos históricos que aquele patrimônio tem e avaliados sua real relevância histórica. Isso envolve trabalho de pesquisa, museologia, arquitetura, busca documental e cartorial - explica Clarice.
Depois de finalizado o processo, o município de Arroio dos Ratos terá um patrimônio cultural validado que poderá servir para atrair visitantes à cidade que queiram conhecer um pouco da história.

Histórico de Arroio dos Ratos

A história de Arroio dos Ratos, situado a 54 km de Porto Alegre, está ligada à exploração do carvão mineral. A descoberta do mineral na região, em 1853, pelo engenheiro inglês James Johnson, deu início a um importante ciclo econômico, que durou décadas, tornando-se o principal polo da indústria carbonífera do Brasil. Seus primeiros colonizadores foram os ingleses, alemães, italianos, portugueses e espanhóis.
A localização geográfica e a facilidade de navegação desenvolveu a indústria do charque no século XIX, e tem como legado a história dos antigos tropeiros de gado e um rico patrimônio arquitetônico.

Entre no grupo do Portal de Notícias no Telegram e receba notícias da região








Deixe seu Comentário

Os comentários de leitores, no site ou em redes sociais, não representam a opinião do Portal de Notícias e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, que poderão ser responsabilizados legalmente pelo seu conteúdo.