Painel descreve oportunidades da olivicultura para produtores rurais

RS tem 6 mil hectares cultivados com oliveiras: área potencial chega a 10 milhões de hectares, o dobro da Espanha

Por Portal de Notícias 28/09/2020 - 09:17 hs
Foto: Reprodução / Internet
Painel descreve oportunidades da olivicultura para produtores rurais
Painel descreve oportunidades da olivicultura para produtores rurais

Oportunidade para os produtores rurais, o mercado potencial de azeitona e azeite foi tema da primeira transmissão da Emater/RS-Ascar e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Canal Agro, neste domingo (27/9), segundo dia da Expointer Digital 2020. O painel teve o objetivo de apresentar o diferencial do sabor dos azeites produzidos no Rio Grande do Sul.
Transmitido no site da Expointer, o evento contou com a participação de dois painelistas: a bióloga pesquisadora da Seapdr Andréia Mara Rotta Oliveira; e o presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Paulo Marchioretto. Por meio de videoconferência, participou o professor de gastronomia e degustador de azeites Sandro Marques.
- O azeite gaúcho é resultante de uma estrutura que prospera com base na persistência e esforço de entidades e empresas envolvidas. O objetivo dessa estrutura está em consolidar a cadeia produtiva gaúcha com qualidade de produto, referência para atividades agregadas de turismo, gastronomia e cultura - afirmou Marchioretto.
O indicativo do potencial de mercado está no fato de que o Brasil importa cerca de R$ 1 bilhão ao ano em azeitonas e azeite. O presidente do Ibraoliva explicou que a entidade foi criada há três anos para unir os produtores e melhorar a atividade do setor.
- Damos apoio e suporte para promover a olivicultura no Brasil, em especial no Rio Grande do Sul - disse.
Marchioretto destacou que o instituto já conquistou cerca de 120 premiações de azeites.
- A atividade já começou com tecnologia desenvolvida para entregar um azeite de qualidade. Ela cresce 15% ao ano. A meta é termos área plantada de 8 mil hectares de oliveiras até final de 2020 - disse. Atualmente, são cerca de 6 mil hectares cultivados no RS.
__________
LEIA TAMBÉM
Produtores definem que vão fazer georreferenciamento dos olivais do RS
Empresários investem no cultivo da oliveira e extração de azeite em Triunfo e Arroio dos Ratos
Ellen Gracie investe em Arroio dos Ratos
Instituições se alinham para potencializar pesquisas em olivicultura
___________
A pesquisadora Andréia apresentou o Programa Estadual Pró-Oliva, que tem como objetivo a defesa sanitária, a produção de mudas de qualidade e o aumento da produção e da produtividade dos olivais.
- Além da assistência técnica e pesquisa, industrialização de azeites e conservas e o crédito - acrescentou.
Segundo ela, o cultivo de oliveiras no Rio Grande do Sul é recente, se iniciou há cerca de 15 anos.
- Atualmente, o plantio existe em 65 municípios do Estado, principalmente na região Sul - disse. Andréia acrescentou ainda que instituições como Seapdr, Emater/RS-Ascar e Embrapa trabalham em conjunto para levar informações aos produtores.
De acordo com a bióloga, a Feira do Azeite, que ocorre no primeiro sábado de cada mês no pátio da secretaria, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, é um espaço para comercialização direta dos produtores.
Por sua vez, o degustador Sandro Marques, que produziu o Guia de Azeites do Brasil, disse que o azeite extravirgem do Rio Grande do Sul tem muitas vantagens em relação aos importados.
- Oferecem mais benefícios para a saúde dos consumidores. O aroma e o sabor são mais intensos e mais completos. Se destacam em relação a azeites da Itália, Espanha e Portugal – revela.
A Expointer Digital 2020 começou neste sábado (26/9) e segue até domingo (4/10). Em razão da pandemia de coronavírus, sem a presença de público externo. Mas toda a programação pode ser acompanhada, ao vivo, no site da Expointer, por meio de quatro canais de transmissão.








Deixe seu Comentário

Os comentários de leitores, no site ou em redes sociais, não representam a opinião do Portal de Notícias e são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, que poderão ser responsabilizados legalmente pelo seu conteúdo.