Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS, 03/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

João Adolfo Guerreiro

JOÃO ADOLFO GUERREIRO | A chama

Emana e afaga

Arquivo Pessoal
JOÃO ADOLFO GUERREIRO | A chama A chama emana e afaga

João Adolfo Guerreiro


É tarde,
a lenha arde,
o frio evade
de dentro da casa.

A paz,
o bem-estar
vem me encontrar
no calor da madrugada.

E penso,
neste momento,
feliz por dentro:
A vida é abençoada.

A chama
inflama,
emana,
afaga.

Mas bah, o calor gostoso do fogão a lenha me fez tão bem queaté virei poeta! Sozinho na peça aquecida, enquanto os outros dormem, sou osenhor das chamas, o rei do fogo, a lenha é minha amiga. Olho o frio lá forapela janela de vidro hermeticamente fechada, como zombando deste por estar decamiseta.

Estar de boa requer condições para tal. Estar vivo e bem,ter a casa, o fogão, a lenha e o tempo disponível. Aqueço a água para passar ocafé, torro o pão. Prefiro o fogão ao ar condicionado. Fogão no inverno, sombrae ventilador no verão, os recursos naturais são mais agradáveis ao corpo. Alémdo que a chama é bonita e o crepitar é acalentador. As vezes assisto na TV umcanal onde os caras filmam uma lareira por, sei lá, uma hora. É bonito, mas nãoé a mesma coisa, óbvio. Não tem calor, só cor e movimento, mas tudo frio. Nem ogato se impressiona.

E estar bem assim num dia de inverno é uma dádiva, nãopodemos esquecer. Lembro do David Coimbra, numa de suas últimas crônicas, jádoente, escrevendo que não queria estar dentro do seu corpo, que este setornara seu inimigo. A minha mãe dizendo que queria apenas ser colocada numlugar onde se sentisse bem e confortável, mas não havia, pois seu corpo era oproblema. O meu corpo, agora, é a solução e isto é uma baita duma benção.

Levanto para buscar mais lenha para a chama.

É proibida a reproduçãodeste conteúdo em qualquer meio. Compartilhe o link.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.