Seja bem-vindo
São Jerônimo, RS,03/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

João Adolfo Guerreiro

JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Santo Amaro te aguarda

Neste domingo acontece o evento Santo Amaro em Portugal

Arquivo Pessoal
JOÃO ADOLFO GUERREIRO | Santo Amaro te aguarda

João Adolfo Guerreiro

Ah, abril, mês de temperatura amena, vento agradável e chuva benfazeja. Principalmente em Santo Amaro, distrito de General Câmara, às margens do Jacuí, o lugar o qual considero o mais aprazível da região Carbonífera. Estive por lá hoje.

Aproveitando a oportunidade, informo que Santo Amaro te aguarda neste domingo, dia 6, para a 5ª edição do evento Santo Amaro em Portugal. A D O R O Santo Amaro, o distrito mais açoriano do Brasil, como justamente se intitula. O evento iniciará às 8 horas, com a Missa Açoriana, e seguirá o dia inteiro trazendo danças folclóricas e fados, com apresentações dos núcleos açorianos convidados.

No dia 26, sábado pela manhã, o Clube do Livro de Charqueadas fará uma reunião especial a fim de debater o livro Alma Açoriana, de Eron Vaz Ferreira. O encontro ocorrerá no prédio histórico do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Santo Amaro, de arquitetura açoriana e que foi cenário para o filme Um Certo Capitão Rodrigo, de 1971, dirigido por Anselmo Duarte, diretor do aclamado O Pagador de Promessas, vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1963 e primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar.

Santo Amaro é um ótimo local pra se visitar, um passeio turístico pela história preservada da colonização açoriana no Rio Grande do Sul, eis que a cidade, então município, foi um dos pontos centrais da mesma. E isso está visível em cada rua! Fora a Vila Açoriana, destacaria a Igreja de Santo Amaro, a quarta mais antiga do RS, datada de 1787. A praça central, enorme, bem estruturada e arborizada, é um convite para um piquenique e um chimarrão. Outros dois pontos imperdíveis: a Estação Férrea de Amarópolis, de 1883, de quando a localidade foi um centro ferroviário, e a Barragem Eclusada de Amarópolis, no rio Jacuí.

Em qualquer dia existem duas opções de restaurantes: O Beira Rio, com ótima vista para o Jacuí, e o tradicional Coqueiro, da simpática e atenciosa sra. Olinda, que funciona também como pousada. Pode-se ir no CAT e curtir tudo o que há nele acerca da colonização açoriana, objetos diversos e livros (um deles é Alma Açoriana, à venda no local), muita coisa legal e interessante. Ainda no CAT o turista pode se informar sobre o Caminho Açoriano, roteiro que destaca os principais pontos da Vila Histórica e que pode ser agendado, além de conversar com a funcionária Anajara, que sabe de tudo sobre Santo Amaro e sua história.

Era isso. "Deu pra ti, baixo astral, vou pra" Santo Amaro "e bah, tri legal"! Fácil de ir: vá por General Câmara, passe (imagens abaixo) pelo carroceiro, dobre para a entrada do distrito, passe pelo cavalo e chegue ao mirante (imagem acima), dê uma olhada e depois siga pela rua asfaltada até Santo Amaro. Nos vemos por lá neste domingo ou em qualquer dia desses. Hiperultramegasuper recomendo.





COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.