Filmes & Séries
FILMES & SÉRIES | Robert De Niro tenta salvar os EUA de ataque terrorista em nova série da Netflix
Em ‘Dia Zero’, o ator interpreta um ex-presidente chamado a voltar à ação para enfrentar uma ameaça iminente

A tensão global gerada pelas guerras da Rússia com a Ucrânia(iniciada em 24 de fevereiro de 2022) e entre Israel e o Hamas (em 7 de outubrode 2023), além da crescente polarização política nos Estados Unidos, marcadapor episódios como a invasão do Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, geraram umambiente propício para o surgimento de produções de séries sobre terrorismo,ameaças nucleares e conspirações políticas. A mais nova é Dia Zero (Zero Day),lançada na Netflix nesta quinta-feira (20/02).
Com a participação de Robert De Niro, de 81 anos, a sériefoi criada por Eric Newman, o showrunner de Narcos (2015-2017), Noah Oppenheim,ex-presidente da divisão de Jornalismo da NBC, e Michael Schmidt, jornalista doNew York Times especializado em segurança nacional. Juntos, formaram uma equipecom bastante experiência política e jornalística. Dia Zero foi dirigida porLesli Linka Glatter, duas vezes vencedora do troféu do Sindicato dos Diretoresdos EUA e indicada ao Emmy por sua direção em Homeland (2011-2020).
A trama gira em torno de um ataque cibernético devastadorque gera caos nos Estados Unidos, com milhares de mortes e a falha de sistemasessenciais, como transporte e hospitais. Todos os celulares do país recebem amesma mensagem alarmante: "Isso vai acontecer de novo". Mas quem estápor trás desse ataque? Seriam os russos? Os chineses? Extremistas domésticos?Ou hackers anarquistas?
Em meio à crise, uma comissão especial é formada parainvestigar e impedir uma nova tragédia. A série levanta questões sobre osdilemas enfrentados pelos EUA desde o 11 de Setembro, incluindo a discussãosobre a utilização de medidas extremas em situações de emergência, como invasãode privacidade, prisões arbitrárias e até tortura. Além disso, com o avanço dadesinformação e manipulação digital, surge a pergunta: como encontrar a verdadeem um mundo onde as evidências podem ser manipuladas?
De Niro, que faz sua estreia em uma série de TV americana,interpreta George Mullen, um ex-presidente chamado de volta para liderar acomissão. Seu personagem, com um visual que remete ao protagonista de Up: AltasAventuras (2009), é escolhido por sua experiência, honestidade e popularidade.No entanto, ao longo da série, sua capacidade para a missão será colocada àprova.
O elenco inclui também Joan Allen, como Sheila, esposa deMullen e candidata a juíza federal, e Lizzy Caplan, que interpreta a filha doex-presidente, Alexandra, uma congressista que luta para ser reconhecida porseus próprios méritos. Jesse Plemons, Angela Bassett, Matthew Modine e outrosgrandes nomes também compõem o elenco, cada um com um papel crucial na trama cheiade intrigas políticas e ameaças à segurança nacional.
Com um enredo cheio de suspense e questões atuais, Dia Zeropropõe um olhar equilibrado sobre a divisão política nos Estados Unidos, compersonagens que fazem críticas tanto à esquerda quanto à direita. A série evitatomar partido, mantendo uma postura neutra, algo típico da Netflix, que tentaagradar a diferentes públicos.
COMENTÁRIOS