João Adolfo Guerreiro
JOÃO ADOLFO GUERREIRO | 50 e 19 anos após, novamente navegar...
A galera voltará a singrar o Jacuí em Charqueadas
Na segunda-feira escrevi aqui neste espaço literário crônica sobre a Festa de Nossa Senhora de Navegantes, cuja novena em homenagem ocorre na Igreja Matriz N. Srª dos Navegantes, como em todo o ano. Entretanto, em 2025, teremos dois fatos novos e de importância religiosa e histórica para Charqueadas, todos eles envolvendo a galera-andor e a imagem da santa originais, de 1948.
A galera-andor estava há 19 anos sem ser usada nas procissões da efeméride devido a seu estado, mas em 2023, Renan Selbach fez as reformas necessárias na mesma para 2024. Só que, em janeiro do ano passado, esta caiu oito dias antes do grande dia, atingida por uma lufada de vento enquanto estava exposta para adornar as novenas, impedindo sua utilização. Entretanto, agora, reparos feitos, estará na procissão do dia 2, domingo.
E aqui entra o segundo fato novo. Como bem sabemos, a galera-andor e a santa estavam, naquele fatídico 1974, na procissão pelo rio Jacuí quando aconteceu o acidente com vítimas, devido a colisão entre embarcações. De lá pra cá, 50 anos passados, as procissões ocorreram apenas pelas ruas da cidade, mas este ano a Marinha autorizou o deslocamento pelo rio. Assim, às 8 horas do domingo, coordenados pelo Padre Miguel Faleiro, os barcos sairão do Bairro Santo Antônio em direção à Praia das Pedrinhas, onde, às 9 horas, os fieis desembarcarão e seguirão por terra até a Igreja Matriz, para a missa festiva às 10 horas e o almoço ao meio-dia (ingressos pelo fone 3658 1168, da casa paroquial).
Assim, teremos na Festa para Navegantes a volta em grande estilo da galera-andor de 1948, doada à Paróquia Navegantes pelos marujos do rebocador Gaivota. Tanto pelo rio, após 50 anos, quanto por terra, 19 anos passados. Um detalhe: a santa original não estará junto, ficará na Igreja Matriz. Uma cópia idêntica foi construída a fim de a substituir na procissão. De qualquer forma, será um momento histórico, sem duvida alguma. Fiquem atentos para o chamado do sino da Matriz. Nos encontramos por lá.
A novena da Festa de Navegantes continua hoje e amanhã, sendo que as missas das 19h30min serão celebradas, respectivamente, pelo Padre José Santiago e por Dom Odair Miguel. No domingo, pelo Padre Miguel.
Um bom final de semana para todos. Cuidem-se, vacinem-se, acompanhem o andor e a santa, vivam e fiquem com Deus.
COMENTÁRIOS