Filmes & Séries
Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, disputa vaga pelo Brasil no Oscar 2025
Academia Brasileira de Cinema escolheu por unanimidade o longa-metragem que vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi escolhido por unanimidade pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na corrida por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23/09), confirmando a decisão da Comissão de Seleção para a 97ª edição da maior premiação mundial de cinema, promovida pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences.
O longa-metragem se destacou entre 11 produções inscritas, e avançou para o segundo turno da seleção na semana passada, junto com Cidade Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.
— É uma honra presidir esta comissão, que foi unânime ao escolher essa grande obra sobre memória, retratando de maneira emocionante uma família durante a ditadura militar. Ainda Estou Aqui é uma verdadeira obra-prima, com um olhar profundo sobre Eunice Paiva, e atuações sublimes das duas Fernandas. Esse é um momento importante para o nosso cinema, e acredito que o filme tem fortes chances de colocar o Brasil novamente entre os grandes destaques mundiais. Nós, do audiovisual brasileiro, merecemos isso — afirmou Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção.
O filme já vem ganhando destaque internacional após ser exibido nos festivais de Toronto, San Sebastián e Nova York, além de conquistar o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza. Com Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello no elenco principal, Ainda Estou Aqui é uma adaptação do livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a história de sua mãe, Eunice Paiva. O roteiro é assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega.
A produção do filme é resultado de uma parceria entre Videofilmes, RT Features e Mact Productions, sendo o primeiro filme original Globoplay, em coprodução com ARTE France e Conspiração. A distribuição nos cinemas brasileiros ficará a cargo da Sony Pictures.
A produção nacional estreia nos cinemas em 7 de novembro. A lista de pré-selecionados será divulgada pela Academia de Hollywood em 17 de dezembro.
COMENTÁRIOS