Vencimento do licenciamento é diferente do IPVA

Calendário do imposto termina dia 23, mas documento de 2017 ainda tem validade de acordo com o final da placa

Por Portal de Notícias 16/04/2018 - 11:47 hs
Foto: Divulgação/Detran-RS
 Vencimento do licenciamento é diferente do IPVA
Confira os dois calendários

Com a antecipação do pagamento do IPVA, desde o ano passado o calendário da Secretaria da Fazenda não coincide com o calendário de licenciamento dos veículos. O prazo final para pagamento do IPVA termina em 23 de abril, mas as datas-limite para circular com o documento variam conforme a placa. Veículos com placas de finais 1,2 e 3 podem circular com o documento de 2017 até 30 de abril. Placas com final 4,5 e 6 tem prazo até 31 de maio, finais 7 e 8 até 30 de junho, e 9 e 0 até 31 de julho.

O licenciamento, que é composto por IPVA, taxa de expedição, seguro obrigatório e multas vencidas, tem data-limite para pagamento prevista no calendário do IPVA, e também varia conforme a o final da placa. O proprietário deve ficar atento a essas datas.

Tomando como exemplo um veículo de placa final 8, o proprietário deverá pagar todas as taxas do licenciamento até o dia 18 de abril, mas poderá circular com o documento de 2017 até 30 de junho.

Leia tammbém

IPVA dos veículos com placas final 7, 8 e 9 vence esta semana

Entrega do documento

O sistema do Detran/RS organiza a impressão dos documentos por ordem de vencimento do licenciamento. Documentos dos veículos com placas de finais 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 poderão demandar maior tempo para serem confeccionados e entregues. O tempo maior para a chegada do documento não prejudica o usuário, já que esses veículos podem circular com o documento 2017 até o período estipulado no calendário de licenciamento.

Atualização de endereço

O Detran/RS também alerta aos proprietários de veículos que eles devem manter seus endereços residenciais atualizados nos bancos de dados da Autarquia, o que garantirá o recebimento de todas as comunicações oficiais e, inclusive, do próprio documento do veículo. A mudança de endereço deve ser alterada em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVAs) do município de registro do veículo, com apresentação de original e cópia do comprovante de residência. Os endereços dos CRVAs estão no site do Detran/RS.