Câmara Federal lança frente parlamentar para defender continuidade das obras de duplicação da BR-290

Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), coordenador da Frente, a conclusão do trecho da BR290 é fundamental para o desenvolvimento regional e a integração com o Mercosul

Por Portal de Notícias 05/12/2017 - 09:34 hs
Foto: Divulgação
Câmara Federal lança frente parlamentar para defender continuidade das obras de duplicação da BR-290
Fontana critica governo federal pela não destinação de recursos

A BR-290, que liga o litoral norte gaúcho até Uruguaiana, é a principal rodovia transversal do Rio Grande do Sul. Nela trafegam cerca de 20 mil automóveis diariamente, sendo que sua capacidade atual é de 11 mil veículos por dia. Em 2014, o governo federal iniciou as obras de duplicação do trecho entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, mas até agora apenas 10% do orçamento previsto foram liberados.

Na quarta-feira, 6, a Câmara vai lançar a Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-290 para pressionar pela liberação dos recursos. Mesmo indicada como emenda da bancada gaúcha, a continuidade das obras não está nos planos do governo Temer, que excluiu o trecho do pacote de obras apresentado no Programa Avançar.

- Embora tenha sido indicada como emenda de bancada ao orçamento 2018, com esta decisão o governo federal desrespeita e desconsidera a situação calamitosa da estrada, seus índices de acidentalidade e insegurança e o clamor da comunidade - critica Fontana.

As ações da Frente da Câmara Federal irão se somar à Frente Parlamentar Pela Duplicação da BR-290, coordenada pelo deputado Luiz Fernando Mainardi na Assembleia Legislativa gaúcha. A ideia é juntar forças com prefeitos e vereadores para não deixar a obra parar. Segundo o DNIT, com R$ 90 milhões é possível resolver o trecho mais esgotado, entre Pantano e Arroio dos Ratos.

 

SERVIÇO

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras da BR-290

6 de dezembro, 4ª feira

17 horas

Plenário 14 – Anexo 2

Câmara dos Deputados