Lançamento do Mulheres Parceiras da Mama marca o início do Outubro Rosa em Charqueadas

Grupo de mulheres voluntárias irá trabalhar nos bairros, nas unidades de saúde e nas escolas

Por Portal de Notícias 07/10/2017 - 22:00 hs
Foto: Divulgação
  Lançamento do Mulheres Parceiras da Mama marca o início do Outubro Rosa em Charqueadas
Lançamento ocorreu durante encontro no Centro ASdminsitrativo

Na segunda-feira, 2, aconteceu em Charqueadas o lançamento do programa de voluntariado Mulheres Parceiras da Mama, organizado pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Charqueadas. A prevenção e o tratamento do câncer de mama são o foco do programa.

- Um grupo de mulheres voluntárias irá trabalhar nos bairros, nas unidades de saúde e nas escolas sobre a prevenção do câncer de mama e sobre a saúde da mulher. A Secretaria de Saúde cedeu uma agente de saúde em cada unidade para compor o grupo. Será um trabalho permanente – revela Dionara Peres, coordenadora da mulher.

Segundo a secretária de Saúde, Cláudia Brum, as unidades de saúde muitas vezes têm que insistir para as mulheres realizarem o exame do câncer de mama. Para ela, o agente de saúde terá um papel importante na conscientização sobre o tratamento.

A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

A psicóloga Grasiela Kappaun, da Associação de Apoio as Pessoas com Câncer de Mama (AAPECAM), falou sobre o trabalho realizado pela entidade em Santa Cruz do Sul, prestanto auxílio aos pacientes. Muitos moradores de Charqueadas, General Câmara e São Jerônimo, que fazem tratamento no Hospital Ana Neri, já contaram com o apoio da entidade.

- Nós atuamos com serviço de ajuda aos pacientes e, também, com a casa de hospedagem para acompanhantes. Mediante cadastro, o paciente tem acesso a esses serviços ou mesmo quando precisar de medicamentos pode buscar a AAPECAN – explica Grasiela.

Quem desejar participar do grupo deve entrar em contato com a Coordenadoria da Mulher apelo telefone 3958-8535 ou comparecer na Sala Rosa da Coordenadoria, que fica junto à Assistência Social, no Centro Administrativo Manoel de Souza João (antigo Sesi).